Cotidiano

Comerciantes terão que desocupar Praça até dia 26 deste mês

A praça de Alimentação, localizada próximo ao Portal do Milênio, no Centro da Cidade, passará por reformas. Em razão dessa obra, os comerciantes têm até o dia 26 deste mês para desocupar o local, mas muitos deles estão apreensivos porque não foram informados para onde serão realocados e se retornarão a trabalhar no mesmo espaço. 

Entre esses profissionais, há quem trabalhe na praça de alimentação desde o ano 2000. Atualmente, existem 32 boxes para comercialização de comida e lanches, onde se paga uma taxa mensal no valor de R$ 135, além dos quiosques de venda de bijuterias e o espaço infantil. Todos serão atingidos pela reforma. 

Para buscar essas respostas, parte desses trabalhadores esteve na manhã dessa quarta-feira (10) na Fundação de Educação, Turismo, Esporte e Cultura de Boa Vista (Fetec), quando receberam um termo de ciência e conhecimento, informando sobre o prazo para saída da praça. “Somos favoráveis à reforma da praça, mas queremos saber se teremos outro espaço para trabalhar, assim como se iremos retornar para o local depois da obra”, disse uma comerciante que pediu para não ser identificada.

Da Fetec os comerciantes foram para a Câmara Municipal de Boa Vista. “Essa é a terceira vez que estamos na Câmara. Inclusive de outras vezes o presidente Mauricélio Fernandes atendeu a gente, mas ainda não nos deu retorno”, disse outra comerciante, informando que no projeto de reforma os boxes terão a frente para a Avenida Ene Garcez. 

O presidente da Associação dos Vendedores Ambulantes de Roraima, Reginaldo Oliveira, também esteve na Câmara de Vereadores para dar um apoio aos comerciantes. Ele esclareceu que muitos estão preocupados porque ainda não tiveram um posicionamento, quanto aos questionamentos feitos. “É uma situação bem complicada, pois no local são gerados cerca de 100 empregos e a maioria dos trabalhadores depende desse ramo de atividade”, comentou.

TAXA – Oliveira não soube informar a quantidade de comerciantes que estão adimplentes e inadimplentes com o pagamento da taxa mensal de 135 reais, mas quem estava com pendências já regularizou o débito. “Aliás, no termo de ciência e conhecimento já informa que os devedores deveriam procurar a Secretaria Municipal de Finanças para resolver essa questão, sob a pena de abertura de um procedimento administrativo”, ressaltou.

Comerciante que estava sem débito algum teve garantida a realocação para outro ponto, como é o caso de Kátia Costa e Silva. Ela disse durante reunião na Fetec que recebeu sugestões de feiras com boxes disponíveis. “Eu pude optar e escolhi ir pra feira do São Vicente”, afirmou.

Prefeitura diz que comerciantes com obrigações em dia serão realocados

Por meio de nota, a Prefeitura de Boa Vista informou que, com relação aos permissionários (comerciantes), os que já trabalham no espaço, e que estiverem com suas obrigações em dia de acordo com a legislação, serão realocados, receberão capacitação e orientações técnicas pra atuarem ainda melhor.

O presidente da Câmara Municipal de Boa Vista, vereador Mauricélio Fernandes (MDB), informou que houve uma reunião entre os comerciantes, a Fetec e a coordenação do programa Braços Abertos. “Nesse encontro foi dito que serão realocados, mas os locais ainda serão definidos e, tão logo isso aconteça, serão informados. Vou intermediar para que sejam alocados no melhor lugar possível, em um espaço provisório, até que a praça seja reformada. Eu entendo a preocupação deles, mas nesta quinta-feira [11] irei saber de uma definição melhor e depois informo aos comerciantes”, garantiu. (E.R.)