Cotidiano

Com volta de cirurgias eletivas, Hemocentro necessita de doações

Reserva de doações foi impactada após a retomada das cirurgias eletivas 

O Hemoraima (Hemocentro de Roraima) encontra-se com o estoque de sangue de todos os tipos em estado crítico. A reserva de doações foi impactada após a retomada das cirurgias eletivas no Hospital Geral de Roraima (HGR), procedimentos que aumentam a demanda por bolsas de sangue.  

O órgão é responsável pelo abastecimento de todas as unidades hospitalares, sejam elas da rede públicas ou privadas e, por isso, se torna urgente que a atual situação seja revertida.  

Quem pode doar 

Para realizar o procedimento basta estar bem de saúde, bem alimentado e descansado e portar um documento oficial com foto, além disso, não precisa realizar agendamento, basta ir ao local e os profissionais farão uma avaliação para a coleta da doação. 

O candidato a doador de sangue precisa ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 quilos e não estar em jejum no dia da doação. Adolescentes a partir de 16 anos de idade, por sua vez, precisam estar acompanhados pelos pais ou um responsável legal. 

Horário de funcionamento 

Localizado na avenida Brigadeiro Eduardo Gomes, próximo ao HGR, o Hemoraima funciona de segunda à sexta-feira, das 7h30 às 12h e das 13h30 às 18h. Os interessados em doar sangue também podem agendar um horário por meio do telefone (95) 2121-0831.