Nem as chuvas que caíram na noite anterior, em Boa Vista, atrapalharam quem quis aproveitar o feriado de 7 de setembro. Na Praia Grande, uma das principais atrações do outro lado do Rio Branco, os bancos de areia ainda não apareceram o suficiente para permitir grande número de banhistas, mas houve quem fosse passear de lancha ou atravessar o rio para apreciar as pontas de praias.
A paranaense Adriana Bovolenta, que é administradora de empresas, chegou à cidade há uma semana e foi ver o pôr do sol no barco de uma empresa de turismo. “A natureza, as cachoeiras, toda a parte preservada da Amazônia, são coisas que me chamam muito a atenção aqui, porque acho tudo muito bonito”, disse. Também foi a primeira vez que a secretária Vanessa Nascimento andou pelo Rio Branco acompanhada por amigos. “Eu sou daqui, mas nunca tinha vindo andar de lancha. Meu namorado, que sempre vem, que me chamou”, disse.
SEGURANÇA – O Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil Municipal fazem a prevenção de acidentes e os resgates em todos os balneários da cidade. Em nota, o Corpo de Bombeiros informou que já começou a planejar a distribuição de seu efetivo para atuar nestes locais, uma vez que a estação ainda está começando a mudar.
ROTEIRO – O guia turístico Hélio Zanona Neto atendeu a dez pessoas no feriado, um leve aumento em relação ao ano anterior. Para aproveitar o local, ele sugere duas opções de roteiro: uma volta pelo Rio Branco, que é contemplativa e educativa, pois o turista recebe informações sobre a fauna, a flora e o próprio rio; e a travessia, onde é possível visitar uma fazenda na fronteira com a Guiana e fazer compras naquele país. A média de preço dos roteiros é de R$ 45,00 por pessoa. (NW)