O banco de leite humano (BLH) da Maternidade Nossa Senhora de Nazareth está precisando de doadoras para atender a demanda do hospital. O baixo estoque ocorreu por conta do aumento de recém-nascidos internados na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI-Neonatal).
De acordo com a coordenadora do BLH, Adelma Figueiredo, há 35 recém-nascidos na unidade que recebem leite de 62 voluntárias, mas algumas não doam com frequência, e não supre a necessidade. “Algumas das nossas voluntárias doam uma vez a cada 15 dias ou uma vez por mês, então nós precisamos de mais doadoras e que doem com mais frequência”, reforçou.
Quem se interessar a ser voluntária, basta procurar o Banco de Leite. A mãe faz o cadastro, realiza exames e recebe orientações. A Maternidade doa máscaras e tocas, e orienta sobre as técnicas de higienização e armazenamento.
Depois desse processo, é só marcar o dia da semana para a equipe passar e recolher os frascos com o leite armazenado. Ao chegar na Unidade, o leite doado é analisado, pasteurizado e congelado. Na hora das mamadas é descongelado. Os frascos para acondicionar o material devem ser de vidro e com tampa plástica.
Adelma pontua a importância do gesto tanto para quem doa quanto para quem recebe. “Quando as mães doam, salvam vidas. São bebês prematuros e o corpo da mãe ainda não está preparado para amamentar, ou a mãe teve eclampsia e não está em condições de cuidar nem de alimentar o filho, por isso é tão importante”, disse, ao convocar as mães que estão em casa com seus bebês para ajudar a aliviar um pouco as dificuldades da mães que não podem alimentar seus filhos.
CONTATO
As mães que precisam de informações têm mais uma opção de informações que é o Disk Aleitamento, que funciona com o número 0800 782 0177.
Pelo canal as mães podem ter orientações, se tiverem algum problema relacionado à amamentação são orientadas a se dirigirem à Maternidade. O Disk Aleitamento funciona todos os dias e a ligação pode ser feita tanto de telefone fixo como de celular e é gratuita.
Fonte: Secom