Usina Termelétrica de Monte Cristo. (Foto: Arquivo/Folha)
Usina Termelétrica de Monte Cristo. (Foto: Arquivo/Folha)

O Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE) autorizou o início do processo de desativação das usinas termelétricas que atendiam o Sistema Elétrico de Roraima, após a efetiva interligação do Estado ao Sistema Interligado Nacional (SIN). A decisão foi anunciada nesta quinta-feira (15), durante a primeira reunião do colegiado em 2026.

A medida ocorre com a entrada em operação comercial da Linha de Transmissão em 500 kV, que conecta Boa Vista ao sistema nacional e encerra o isolamento elétrico de Roraima, até então o único estado fora do SIN. Com a interligação, a energia gerada em outras regiões do país passa a abastecer o Estado.

“Essa medida tem como objetivo reduzir as emissões de gases de efeito estufa, otimizar e elevar a eficiência da operação do Sistema Elétrico de Boa Vista/RR, assegurando padrões de qualidade e continuidade no fornecimento de energia elétrica equivalentes aos dos demais estados interligados do Brasil”, disse o comitê.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



Conforme apurado pela reportagem, devem ser desativadas as usinas termelétricas UTE Monte Cristo, UTE Monte Cristo II, UTE Floresta e UTE Distrito. Essas unidades, junto à UTE Jaguatirica II, atuam como reserva de segurança do sistema elétrico, que opera sob uma lógica de divisão de carga (metade pelo Linhão de Tucuruí e metade térmicas).