Cotidiano

Clientes fiéis mantêm locadoras firmes no mercado

Muita gente ainda gosta de vir à locadora, pegar o filme na mão, escolher com calma, ver filme bom, rever filme antigo, que não é disponibilizado nas plataformas digitais, diz empresário

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Por quase três décadas – entre os anos de 1980 até o início de 2010 – as videolocadoras eram sucesso de público no Brasil e no mundo. No início, eram aquelas fitas VHS, que precisavam ser rebobinadas antes de serem devolvidas para não levar multa. Depois, veio a conversão do VHS para o DVD. Mas para quem pensava que, com a chegada da era digital, as locadoras de filmes estariam extintas, está enganado. Clientes fiéis mantêm esse segmento firme no mercado, mesmo em tempos de Netflix.

É o que conta Hederson França, proprietário de uma videolocadora, há 26 anos no mercado boa-vistense. 

“Muita gente ainda gosta de vir à locadora, gosta de pegar o filme na mão, escolher com calma, ver filme bom, rever filme antigo que não é disponibilizado nas plataformas digitais. Além do preço, porque um filme que custa hoje R$ 5 atrai a pessoa para assistir com a família inteira, na comodidade do lar. Temos mais de 50 clientes cadastrados”, disse.

“Nós somos a locadora mais antiga de Roraima e até o ano passado nós tínhamos quatro filiais. Por uma decisão nossa, resolvemos fechar três lojas, que funcionavam em prédios alugados e manter somente uma. Quatro locadoras numa só. São mais de 60 mil filmes e fazemos questão de manter o acervo sempre atualizado. Nossos clientes continuam tendo à disposição os últimos lançamentos da sétima arte”, falou. 

França conta ainda que, na época de ouro, mantinha 22 empregados, mas atualmente só tem dois. 

“As pessoas criaram o hábito de ir mais ao cinema, a capital ganhou duas novas opções para esse público e as videolocadoras foram sendo deixadas de lado. É claro que a Sky e a Netflix, além da possibilidade de baixar filmes pela internet, também têm uma grande influência no declínio do segmento. O movimento caiu 50%, mas ainda temos nosso retorno, ainda temos um público fiel”, destaca.

De acordo com França, nesses 26 anos, sua locadora realizou várias promoções e até sorteio de motos. Agora, os tempos são outros, mas as promoções continuam e são divulgadas por meio de um grupo de WhatsApp para os clientes. 

“Além avisar quando os filmes estão com preços promocionais, os clientes são alertados sobre a chegada dos últimos lançamentos. Pretendo fazer em breve um ‘queimão’ com preços bem acessíveis. Existem muitos colecionadores e meu acervo é muito grande”, ressaltou. 

DE CLIENTE A PROPRIETÁRIO – Amante da sétima arte, Amós de Castro Melo conta que era cliente assíduo de uma videolocadora em Boa Vista e, em 2011, o antigo dono comentou que pretendia passar o ponto adiante. Amós não pensou duas vezes e fechou negócio. 

“Sempre gostei desse ambiente de locadora, era um frequentador nato. Uni o útil ao agradável”, disse.

Segundo Amós, a crise econômica do Estado também refletiu nos aluguéis de filmes e jogos, mas garante que novos cadastros são realizados diariamente. 

“Nem todo mundo consegue baixar pela internet ou programar na TV a cabo, e por isso acaba vindo aqui locar para assistir na hora que quiser. Realizamos de dois a três novos cadastros todos os dias. As pessoas gostam desse convívio, de fazer novas amizades. Aqui na locadora elas têm isso”, falou.

Além de filmes em DVDs e Blu-Rays, sua locadora disponibiliza jogos para PS2, PS3, Wii, XBOX 360, XBOX KINECT e funciona de segunda a sábado. (L.D)

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