Cotidiano

Cirurgias bucomaxilofacial serão realizadas na próxima semana

Na lista de espera há cerca de 90 pacientes necessitando desse procedimento, que foi paralisado por conta da Covid-19

As cirurgias eletivas de bucomaxilofacial, que estavam paralisadas em razão da pandemia da Covid-19, voltam a ser realizadas pela Sesau (Secretaria da Saúde) a partir da próxima segunda-feira, dia 9.

 

Os pacientes que aguardavam na lista de espera para realização do procedimento foram reavaliados por cirurgiões neste sábado, 7, durante mutirão, na CMECM (Clínica Médica Especializada Coronel Mota) e serão encaminhados para fazer a cirurgia.

 

A coordenadora da equipe de Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial do HGR, a cirurgiã Juliene Monauer, disse que os pacientes reavaliados foram agendados para passarem pela intervenção cirúrgica.

 

“Os pacientes estavam ansiosos por este momento de reavaliação para saber se terão necessidade ou não de fazer a cirurgia. Alguns têm fratura há meses e precisavam ser reavaliados para saber como está a fratura, se está causando algum prejuízo funcional, se está sentido dor. Enfim, saber o que está incomodando para que possamos realizar a cirurgia, e dar a eles melhor qualidade de vida”, explicou a cirurgiã.

 

Ela acrescentou que, mesmo durante a pandemia, a equipe da CMECM não interrompeu os atendimentos de acompanhamento dos pacientes. “A equipe foi atuante e atendeu durante todo o período da pandemia, para que ninguém ficasse desassistido. Todo paciente que necessitar da cirurgia será operado no HGR, e continuará tendo acompanhamento ambulatorial aqui no Coronel Mota até a alta”, disse. 

 

“Estamos iniciando a retomada das cirurgias de bucomaxilo. Há uma fila de cerca de 90 pacientes necessitando desse procedimento. Reavaliamos alguns e na próxima semana realizaremos as primeiras intervenções”, informou o secretário da saúde, Marcelo Lopes.

 

O objetivo da ação é zerar a fila de espera. “Temos um novo cenário na saúde e mais um problema está sendo resolvido. Nossa meta é, no prazo de 40 dias, zerar a fila de cirurgia dessa especialidade e recuperar a normalidade”, disse.

 

O piloto de aeronave Gilson Sardinha da Costa, de 65 anos, foi atendido neste sábado e destacou a relevância da ação. “Este mutirão é importante para todos os pacientes que estão esperando para fazer procedimentos cirúrgicos. Na próxima semana está agendada a cirurgia no meu nariz”, afirmou.

 

Fonte: Secom/Governo