Filmes exibidos serão do jornalista e cineasta Aldenor Pimentel (Foto: Divulgação)
Filmes exibidos serão do jornalista e cineasta Aldenor Pimentel (Foto: Divulgação)

A Mostra Bem-Te-Vi de Cinema exibirá dois filmes roraimenses com recursos de acessibilidade para pessoas cegas e com baixa visão, no sábado, 13 de dezembro, no Espaço Cultural Harmonia. A programação está prevista para começar às 18h30, com a exibição do filme de animação A inacreditável história do milho gigante e do filme de ficção Fuga, ambos dirigidos pelo cineasta boa-vistense Aldenor Pimentel.

Os dois filmes contam com audiodescrição, recurso que traduz imagens em palavras, o que permite a pessoas cegas ou com baixa visão entenderem conteúdos audiovisuais. Após a exibição, será promovido bate-papo entre o público e o diretor das produções. A entrada é gratuita e faz parte da Mostra de Artes Integradas, a ser realizada no Espaço Cultural Harmonia, na rua Carmelo, 2044, Nova Canaã.

A Mostra Bem-Te-Vi de Cinema é uma ação do Cineclube Harmonia e Ritmo, um projeto da Associação Cultural Harmonia e Ritmo, realizado desde 2024 com recursos da Lei Paulo Gustavo, do Governo Federal, após aprovação em edital da Secretaria da Cultura de Roraima (Secult-RR). Pelo projeto, está prevista a exibição até 2026 de mais de dez filmes roraimenses.

A Mostra de Artes Integradas é uma das ações que integram o projeto do representante do Espaço Cultural Harmonia, Wilkinson de Oliveira, aprovado para receber recursos da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), do Governo Federal, por meio de edital de subsídio para manutenção de espaços culturais, da Secult-RR. Na programação, estão previstas ainda apresentações de dança, capoeira e a Feirinha Literária Letra e Arte.

Sobre os filmes

A inacreditável história do milho gigante

Direção: Aldenor Pimentel

Duração: 5 minutos

Ano: 2021

Produtora: Platô Filmes

Classificação indicativa: Livre

Sinopse: No meio do lavrado, uma pequena formiga encontra um milho gigante. O Tamanduá aparece e se dispõe a cuidar do alimento, enquanto ela busca ajuda dos parentes para levar o milho até o formigueiro. Será que a formiga confiará no seu maior predador?

Fuga

Direção: Aldenor Pimentel

Duração: 10 minutos

Ano: 2025

Produtora: arraia.br

Classificação indicativa: 10 anos

Sinopse: No portão de desembarque do aeroporto, começa a misteriosa perseguição. Pelas ruas de Boa Vista, homens mal-encarados correm atrás de uma jovem pessoa indígena. Quem é ela? Por que foge? Conseguirá se safar? Neste curta-metragem de tirar o fôlego, as perguntas podem se revelar mais importantes que as respostas.