Cotidiano

Chuvas intensas causam alagamentos em municípios do Interior

Fortes chuvas em todo o Estado, elevam os níveis dos rios deixando a Defesa Civil Estadual em alerta

De acordo com a Femarh (Fundação Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos), o período chuvoso inicia em Roraima a partir da segunda quinzena de abril, mas este ano se antecipou com fortes chuvas em todo o Estado, elevando os níveis dos rios deixando a Defesa Civil Estadual em alerta.

No dia 18, a instituição atendeu ocorrências com vicinais alagadas e água acima do nível em algumas pontes no município de Caroebe, região sul do Estado. 
Informações do Boletim Hidroclimático elaborado pela Femarh do dia 26 de abril mostram que, durante todo o mês de março deste ano, choveu 127,2 milímetros em Boa Vista. Já no mês de abril, até o dia 25, foram registrados 330,2 milímetros na capital.

Ainda de acordo com o boletim, a previsão para os próximos dias em Boa Vista é de tempo parcialmente nublado com chuva em áreas isoladas, com temperaturas estáveis variando entre 24°C e 33°C e umidade entre 70% e 100%. O meteorologista da Femarh, Ramon Alves, explicou que a previsão é de chuvas acima do normal.

“As precipitações para o próximo trimestre, no caso maio, junho e julho, continua sendo acima da normal climatológica devido à influência do fenômeno La Niña, apesar de estar enfraquecido, mas ainda exerce uma certa influência nas chuvas em nossa região. E tem também a influência do Oceano Atlântico, que está um pouco aquecido e também influencia no principal sistema de precipitação do período chuvoso nosso, chamado de Zona de Convergência Intertropical”, explicou.

De acordo com monitoramento, o rio Branco chegou a cinco metros em abril, atingindo o maior nível já registrado no período desde 1976.  Na região sul do Estado, onde costuma registrar maior volume de chuva, a Defesa Civil continua em alerta para novas ocorrências.

“Estamos mantendo uma equipe lá há três semanas, fazendo o trabalho de baldeação no rio Branquinho, na vicinal 04 do município de Caroebe”, informou o coordenador da Defesa Civil Estadual, coronel Cleudiomar Ferreira.