Cotidiano

Chuvas intensas ameaçam deixar moradores do interior isolados

Moradores de diferentes regiões do Estado temem ficar isolados com a chegada do período chuvoso em razão de pontes danificadas. Há mais de dois meses, uma ponte localizada na vicinal do Limão, zona rural de Boa Vista, recebeu reparos pelos próprios moradores após ser atingida por queimadas. Na região de Mucajaí, município localizado a 55 quilômetros da capital, Centro-Oeste do Estado, uma das pontes que dá acesso à Vila Nova cedeu há três meses. Moradores precisaram improvisar com pranchas de madeira. Quando chove, os locais ficam intransitáveis.

Uma moradora da Vila Nova, que preferiu não se identificar, avaliou a situação como crítica. Com a passagem bloqueada pela água, as crianças ainda são prejudicadas pela falta de acesso do transporte escolar. A moradora explicou que os alunos são carregados pelos pais para chegar ao outro lado. Contudo, quando liberados antes do horário, os alunos ficam sozinhos, esperando o responsável para atravessarem o pequeno rio.

“É nosso único acesso e é um perigo sem fim, porque não sabemos quando eles [os filhos] são liberados cedo e o transporte deixa eles sozinhos lá. Deus me livre de acontecer alguma coisa”, disse a moradora que é mãe de um dos alunos. Conforme relato, a água começou a secar nesta quarta-feira, 10, possibilitando a passagem normalmente. A ponte também dá acesso às vilas Apiaú e Sumaúma, pela RR-325, e comunidades indígenas da localidade.

Na vicinal do Limão, metade da ponte que dá acesso às comunidades Truaru, Barata e Taiano foi atingida por uma queimada há cerca de dois meses. Para minimizar o problema, moradores utilizaram duas tábuas para passar por cima. Segundo um agricultor, que preferiu não se identificar, outra opção de passagem é a Vicinal 342. Entretanto, ele ressaltou que a condição da estrada não permite que carros pequenos transitem. “A gente tem que se arriscar na ponte, mesmo que seja perigoso”, lamentou.

O agricultor explicou que antes das chuvas, os moradores faziam um desvio por baixo. Com a cheia do igarapé, a alternativa é passar por cima. “Carros grandes não passam, só os veículos pequenos e as motos. Precisamos que tomem providências com urgência, ainda mais agora que o inverno está começando”, relatou.

OUTRO LADO – A Secretaria Estadual de Infraestrutura (Seinf) informou que uma equipe técnica já realizou o levantamento da ponte que dá acesso à Vila Nova, em Mucajaí, e de outras pontes na região. Segundo o Departamento de Infraestrutura de Transportes (Deit) da Seinf, a reconstrução da ponte aguarda a alocação de recursos para que seja feito o processo de licitação.

Com relação à ponte da Vicinal do Limão, a Seinf esclareceu que a responsabilidade é da Prefeitura de Boa Vista, “já que se encontra na zona rural do município”, destacou. Além disso, a secretaria informou que o município executou recentemente a pavimentação da vicinal em Tratamento Superficial Duplo (TSD). A Prefeitura de Boa Vista informou que vai enviar uma equipe ao local hoje, 11, para verificar se a demanda compete ao município.

Ainda de acordo com a Seinf, a responsabilidade pela manutenção de vicinais e pontes nelas contidas é do município onde a mesma está localizada e que Estado intervém na recuperação de vicinais e pontes apenas quando existe uma demanda do município ou em caso de situações de emergência. Contudo, declarou que tem feito um esforço “para alocar recursos para a recuperação de pontes e vicinais em todo o Estado, garantindo a trafegabilidade e escoamento da produção, por reconhecer a dificuldade financeira dos municípios do Interior”. (A.G.G)

Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.