As instabilidades climáticas devem se intensificar nos próximos dias em Roraima. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), áreas do extremo norte do estado podem registrar acumulados de chuva acima de 60 mm entre os dias 21 e 28 de julho, próxima segunda-feira. A previsão é de que os maiores volumes – na ordem de 80 mm – ocorram no litoral norte roraimense e em pontos isolados do norte do Amazonas.
O Informativo Meteorológico nº 27/2025, divulgado nesta segunda-feira (21), também aponta que parte do território amazônico passará por um período de ar mais seco. As regiões do sul de Roraima, sul do Amazonas, Acre e Rondônia devem enfrentar umidade relativa abaixo de 30%, o que aumenta o risco de incêndios florestais.
Na semana passada, entre os dias 16 e 20 de julho, as estações meteorológicas de Caracaraí (RR) e Oiapoque (AP) registraram os maiores volumes de chuva da Região Norte, com 64,2 mm e 71,6 mm, respectivamente. No restante de Roraima, os acumulados oscilaram entre 10 e 40 mm, com exceção das áreas mais ao norte, onde os volumes ultrapassaram os 50 mm.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Temperatura
Em relação às temperaturas, a tendência é de que os termômetros sigam elevados no estado. A previsão indica máximas acima de 34 °C na maior parte da Região Norte. Já as temperaturas mínimas devem permanecer acima de 22 °C, sem previsão de frio significativo para Roraima.