Cotidiano

Chame inicia calendário de palestras sobre violência doméstica

Programação será realizada de hoje, 14, até o final do mês nos municípios de Boa Vista, Bonfim, Uiramutã e Pacaraima

Chame inicia calendário de palestras sobre violência doméstica Chame inicia calendário de palestras sobre violência doméstica Chame inicia calendário de palestras sobre violência doméstica Chame inicia calendário de palestras sobre violência doméstica

As equipes do Centro Humanitário de Apoio a Mulher (Chame), da Assembleia Legislativa de Roraima (Ale-RR), iniciaram hoje, 14, o calendário de palestras sobre violência doméstica e familiar contra a mulher, de acordo com Lei Maria da Penha – 11.340/06.

As palestras serão ministradas a princípio na capital Boa Vista e Bonfim, e em seguida, nos municípios de Uiramutã e Pacaraima.

A advogada do Chame, Sara Patrícia Farias, explicou que as palestras têm duração de até uma hora e, além da questão jurídica e técnica, tratam também sobre os tipos de violência que não são somente físicas.

“São abordados os direitos, o que fazer e a quem buscar”, ressaltou, dizendo que os esclarecimentos são destinados principalmente às mulheres, mas o público em geral também pode participar.

O foco, ainda segundo Sara, é o conhecimento da Lei Maria da Penha, quando as mulheres devem e podem conhecer os direitos. Sara pontuou que não existe apenas a violência física, mas também a patrimonial, a moral, a sexual e a psicológica. “Essa última é a mais nociva de todas. Quando feridas psicologicamente, as mulheres podem ter sonhos e projetos destruídos”.

PROGRAMAÇÃO

No domingo, 16, o terceiro município a receber as equipes do Chame é Uiramutã. As palestras devem ocorrer na comunidade indígena do Caju, há 350 quilômetros da capital.

Na terça-feira, 18, às 8h30, o encontro será no plenarinho Valério Magalhães, na Assembleia Legislativa de Roraima (ALE), destinado aos praças e oficiais da Polícia Militar (PM), instituição parceira do Centro. A palestra específica a esse público é para, além de orientar sobre as questões criminais, auxiliar os militares durante atendimento de ocorrências envolvendo vítimas mulheres.

Em seguida, no dia 19, quarta-feira, ocorrerá uma audiência de homologação dos acordos já mediados. A audiência ficará a cargo da Defensoria Pública e será realizada por um juiz da Vara de Justiça Itinerante. As audiências normalmente acontecem de dois em dois meses, e nessa específica, 50 pessoas serão atendidas. Dentre os acordos estão dissoluções de uniões estáveis, divórcios, alimentos e regulamentação de guarda e responsabilidade.

Nos dias 28 e 29, as equipes do Chame estarão presentes no município de Pacaraima, fronteira com a Venezuela. As palestras devem ocorrer na sede e em comunidades indígenas a serem definidas posteriormente.

As palestras serão ministradas pela advogada Sara Patrícia e Carla Veiga, pela psicóloga Carolini Araújo e pela assistente social Lielma Tavares, todas do Chame.

Com informações da Supcom Ale

Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.