Cotidiano

Centro voltado para autistas vai atender alunos da rede municipal

O local conta com equipe multidisciplinar, incluindo psicólogos, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos e entre outros profissionais

O Centro Especializado em Transtorno do Espectro Autista, foi inaugurado nesta terça-feira (23), com o intuito de atender as crianças autistas que fazem parte da rede municipal de ensino. 

A expectativa é atender mais de 700 pacientes com uma equipe multidisciplinar, incluindo psicólogos, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos e entre outros profissionais. Estavam presentes no evento autoridades e familiares de crianças autistas. 

A presidente da associação UPPA (União de Pais e Pessoas Autistas), Muriane Gianluppi, esteve no evento e ressaltou a importância de mais um centro para as crianças com o transtorno. “A terapia é vida para essas crianças. Conheço muitas famílias que estavam há dois anos em listas de espera e já foram chamadas para o centro. É algo que nos anima”, destacou Muriane.


A presidente da associação UPPA (União de Pais e Pessoas Autistas), Muriane Gianluppi – Foto: Nilzete Franco/Folha BV

A secretária municipal de Educação, Maria Consuelo Sales, também falou sobre a inauguração. “A criança vai receber um atendimento integrado tanto educacional, como voltado para saúde. Isso vai contribuir com o desenvolvimento delas e também com as famílias contra a partir de hoje com mais um equipamento como rede de apoio nesse trabalho voltado para as crianças autistas”, pontuou. 


Maria Consuelo Sales durante entrevista – Foto: Nilzete Franco/Folha BV

“Algumas crianças já são atendidas no centro municipal localizado no bairro dos estados. Os pais quiserem podem permanecer fazendo o seu tratamento lá naquele centro e os pais darem transferir pra cá também vão poder ser transferidos pro centro do novo centro aqui na avenida Graça de Paiva” comentou o prefeito Arthur Henrique, que também esteve na inauguração.

O Centro fica localizado na avenida Glaycon de Paiva, número 1681, no bairro São Vicente.