Cotidiano

Censo registra mais de 16 mil indígenas Yanomami em Roraima

Em todo o país, o resultado preliminar do Censo Demográfico apontou 1.652.876 pessoas indígenas, incluindo a conclusão da coleta de dados na TI Yanomami

Censo registra mais de 16 mil indígenas Yanomami em Roraima Censo registra mais de 16 mil indígenas Yanomami em Roraima Censo registra mais de 16 mil indígenas Yanomami em Roraima Censo registra mais de 16 mil indígenas Yanomami em Roraima

Nesta segunda-feira (03), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou um resultado preliminar do censo indígena, que só foi possível após a conclusão da pesquisa na Terra Indígena Yanomami. 

A coleta de dados do Censo Demográfico já registra em todo o país 1.652.876 pessoas indígenas. De acordo com o IBGE, em Roraima, foram recenseadas 16.864 indígenas e 10.280 no Amazonas, totalizando 27.144 pessoas indígenas na TI Yanomami.

Desse total, 5.600 indígenas recenseados em áreas mais remotas com apoio de agentes e helicópteros da Polícia Rodoviária Federal (PRF) também foram contabilizados. Com isso, o IBGE informou que concluiu a coleta de dados na TI.

“Esse número é preliminar, devendo passar pela etapa de tratamento estatístico posterior à coleta de dados, podendo crescer até a divulgação dos primeiros resultados definitivos na primeira semana de maio”, informou o instituto no site.

A operação de recenseamento na TI Yanomami envolveu os ministérios da Justiça e Segurança Pública, da Defesa, dos Povos Indígenas e da Saúde, além do Ministério do Planejamento e Orçamento, responsável pela coordenação dos trabalhos. “As instituições do governo federal como PRF, Secretaria de Saúde Indígena (Sesai), Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) e as Forças Armadas, vinculadas aos ministérios contaram, ainda, com o apoio do governo de Roraima”, destacou.

Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.