Cotidiano

Censo registra mais de 16 mil indígenas Yanomami em Roraima

Em todo o país, o resultado preliminar do Censo Demográfico apontou 1.652.876 pessoas indígenas, incluindo a conclusão da coleta de dados na TI Yanomami

Nesta segunda-feira (03), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou um resultado preliminar do censo indígena, que só foi possível após a conclusão da pesquisa na Terra Indígena Yanomami. 

A coleta de dados do Censo Demográfico já registra em todo o país 1.652.876 pessoas indígenas. De acordo com o IBGE, em Roraima, foram recenseadas 16.864 indígenas e 10.280 no Amazonas, totalizando 27.144 pessoas indígenas na TI Yanomami.

Desse total, 5.600 indígenas recenseados em áreas mais remotas com apoio de agentes e helicópteros da Polícia Rodoviária Federal (PRF) também foram contabilizados. Com isso, o IBGE informou que concluiu a coleta de dados na TI.

“Esse número é preliminar, devendo passar pela etapa de tratamento estatístico posterior à coleta de dados, podendo crescer até a divulgação dos primeiros resultados definitivos na primeira semana de maio”, informou o instituto no site.

A operação de recenseamento na TI Yanomami envolveu os ministérios da Justiça e Segurança Pública, da Defesa, dos Povos Indígenas e da Saúde, além do Ministério do Planejamento e Orçamento, responsável pela coordenação dos trabalhos. “As instituições do governo federal como PRF, Secretaria de Saúde Indígena (Sesai), Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) e as Forças Armadas, vinculadas aos ministérios contaram, ainda, com o apoio do governo de Roraima”, destacou.