Cotidiano

Censo escolar termina dia 31 de agosto

Levantamento mostra panorama da educação no Brasil e no Estado com informações relacionadas aos estudantes, às escolas e aos professores

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) está coordenando a coleta de dados para o Censo Escolar, que será realizado até o final deste mês, com objetivo de traçar um panorama da situação educacional do país por meio de levantamento estatístico das escolas, alunos e professores, além de proporcionar informações sobre rendimento e movimento escolar.

O levantamento é feito anualmente e serve para nortear o desenvolvimento de políticas públicas para distribuição de recursos federais destinados à educação por meio do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), dos Programas Nacionais de Alimentação Escolar (PNAE), de Apoio ao Transporte Escolar (PNATE) e o Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE).

Em Roraima, o trabalho está sendo realizado em parceria entre a Secretaria Estadual de Educação e Desporto (Seed) e as secretarias municipais de educação de cada município. As escolas já estão com os questionários e deverão incluir as informações no Sistema Educacenso até o dia 31 de agosto.

Segundo a coordenadora estadual em exercício do Censo Escolar da Seed, Vânia Gouvea do Nascimento, os dados coletados são de alunos e escolas particulares, federais, estaduais e municipais e serão inclusos no Educacenso para serem direcionados ao Inep, onde serão tratados. “O Censo mostra um retrato da educação brasileira. São informações que se referem aos estudantes, às escolas e aos professores, além de especificações de escolas indígenas e quilombolas, que servem como base para políticas públicas”, disse

DADOS – Vânia informou que o Censo realizado em 2015 revelou que naquele ano havia 791 escolas em Roraima, incluindo as estaduais, municipais, federais e as privadas. Destas, 382 são da rede estadual de educação e atenderam 71.775 alunos na Capital e no Interior. Na zona rural, o levantamento feito no ano passado indicou que existiam 6.103 alunos, também da rede estadual, e 260 escolas indígenas que atenderam 14.181 estudantes das mais diferentes etnias.

De acordo com a coordenadora, a coleta de dados é realizada em duas fases. A primeira ocorre no meio do ano e a outra acontece no final, quando é possível indicar a situação do aluno, se houve abandono, reprovação, falecimento, entre outras situações. “É possível indicar o movimento e o rendimento final do aluno”, disse, ao lembrar que o Censo é importante para melhorar a estrutura do contexto educacional como um todo, incluindo a formação de professores.

Vânia reforçou que o trabalho norteia ações de melhorias, com transferência de recursos para merenda, transporte escolar, distribuição de livros, implantação de bibliotecas e melhorias de instalações físicas das escolas. “No Censo constam informações das caracterísitcas instituições educacionais, se possuem banheiros, computadores, telefone, internet e outras situações”, complementou. (A.D)

Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.