Mais de 30 pacientes deverão ser beneficiados com mutirão de cateterismo. Os procedimentos serão realizados nesta sexta-feira, 08, no Centro de Diagnóstico por Imagem (CDI), localizado no bairro Mecejana, na zona Oeste da Capital. Segundo a Secretaria Estadual de Saúde (Sesau), a ação deverá se estender até a próxima terça-feira, 11. 

Os exames são realizados no Setor de Hemodinâmica pelos cardiologistas Luis Carlos Vieira Matos, Marcelo Nakashima e Maurício Nakashima. Desde o início desse ano, 121 pessoas já foram atendidas pela ação.

O cateterismo é um procedimento que analisa os vasos sanguíneos e do coração, para detectar anomalias em veias e artérias por meio de um cateter, que é uma espécie de tubo flexível. O procedimento dura de 20 a 30 minutos e depois disso, o paciente permanece algumas horas em observação e, caso não apresente alteração, é liberado em seguida.

A diretora da unidade, Fátima de Jesus, ressalta que o CDI tem conseguido manter uma atualização dos procedimentos, o que evita a demanda reprimida. “Temos trabalhado com a média de um mutirão por mês, mas já estamos nos programando para ampliar o número de atendimentos mensais”, pontuou.

SOBRE O CDI

O Centro de Diagnóstico por Imagem (CDI) atende pacientes roraimenses por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), com procedimentos diagnósticos de média e alta complexidade e serviços hemodinâmicos. O local é o único estabelecimento assistencial de saúde de Roraima que realiza atendimentos por meio da radiologia cardiovascular, concentrando toda a demanda das unidades públicas e privadas, da capital e do interior, além de pacientes dos países vizinhos.

O CDI está localizado na avenida Brigadeiro Eduardo Gomes, ao lado do Hospital Geral de Roraima (HGR), no bairro Mecejana.

Com informações do Governo do Estado