Cotidiano

Católicos homenageiam Padroeira do Brasil

Fiéis estão discutindo possibilidade de tornar a Igreja de Nossa Senhora Aparecida em santuário em Roraima

A celebração dos católicos em homenagem à Padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida, reuniu centenas de fiéis na 29ª Romaria, que saiu às 17h da Catedral Cristo Redentor, no Centro, até a Igreja de Aparecida, no bairro de mesmo nome, zona Norte, onde foi celebrada uma missa campal pelo Bispo Dom Roque Paloschi.

Segundo o Padre Paulo Mota, a cada ano a fé cristã tem se fortalecido em torno dos princípios da devoção aos que têm recorrido a Nossa Senhora Aparecida. A Romaria é o momento de trilharmos este caminho de virtude pelos merecimentos alcançados. “Este é o momento de caminharmos e exaltarmos nossa fé ao lado de Maria, como fiel seguidor de seus princípios de humildade e caridade. O principal chamado é para que unidos na fé cristã, sejamos multiplicadores de suas bênçãos e, principalmente, que estejamos unidos em oração e caminhando em comunhão”, comentou.

Para o bispo de Roraima Dom Roque Paloschi, a Romaria tem o objetivo de lembrar que juntos caminhamos nos princípios da esperança, paz e justiça com o desejo de cultuar nossa protetora e mãe de Deus, fé esta que a cada ano se fortalecer em Roraima.

Como novidade, Dom Roque anunciou que está em discussão nos conselhos das comunidades cristãs a possibilidade de tornar a Igreja de Nossa Senhora Aparecida em santuário de adoração e fé, como existem em outras capitais.

“Esta é uma discussão que estamos acompanhando de perto, pela vontade do povo cristão e católico de termos um lugar especial para a Mãe de Jesus e nossa mãe. O Dia de Nossa Senhora Aparecida é o maior momento de devoção popular em Boa Vista. Este anseio da comunidade de Aparecida tem como finalidade a gratidão das bênçãos e graças recebidas, e o reconhecimento do amor de Deus que se manifesta em vários aspectos, a exemplo da simplicidade de uma mulher, que atende como mãe os pedidos dos mais necessitados e, sobretudo, o anseio do povo de Roraima por uma vida digna para sua família e para o povo cristão”, relatou.

Após a Romaria, a programação foi encerrada com uma missa campal prestigiada por milhares de fieis que já aguardavam no local. Para a professora aposentada Maria Antonia Melo Cabral, a celebração é um dos atos mais importantes realizados, pois tem um significado importante para a fé cristã. “Todos os anos participo e tenho incentivado meus familiares a me acompanharem. Esta tradição vem desde minha mãe, que recebeu uma graça e, desde então, nos tornamos devotos da Padroeira do Brasil”, frisou.