No dia 12 de outubro é comemorado o Dia de Nossa Senhora Aparecida, a padroeira do Brasil. Em Boa Vista, a programação da Diocese de Roraima realizará uma procissão que sairá às 17h da Catedral Cristo Redentor, na Praça do Centro Cívico, em direção à Igreja Nossa Senhora Aparecida, no bairro de mesmo nome, na zona Norte, onde haverá a celebração eucarística à padroeira, realizada pelo bispo Dom Mário Antônio.

A celebração está definida com um tema que está refletido em todo o País este ano: “O Rosto Misericordioso de Maria”. Segundo o bispo, refletir o rosto misericordioso é refletir a capacidade de Maria em amar as pessoas. Dom Mário ressaltou que estamos vivendo o ano jubilar da misericórdia, convocado pelo Papa Francisco, e que será encerrado em novembro.

“Vemos, no Evangelho, muitas atitudes em que Maria é capaz de amar as pessoas. Só onde há amor existem gestos de misericórdia. Onde não há amor os gestos são de orgulho, individualismo, exploração e injustiça.

Onde há Deus e uma vida de santidade, e Maria é essa presença entre nós, há gestos de misericórdia, ternura, compreensão, solidariedade e partilha”, disse.

Durante a caminhada, os fiéis poderão presenciar momentos de parada e reflexão com cantos e orações, um momento celebrativo em louvor a Nossa Senhora Aparecida. Para o bispo, a celebração anual revela o carinho que o povo brasileiro tem por Maria. “É verdade que a devoção não é outra coisa senão o ápice para ser demonstrado também o amor por Jesus. Não conseguiremos nada de Deus ou de seu filho sem a vontade dEle, mas Maria é uma intercessora”, ressaltou.

Segundo Dom Mário, celebrar esta festa, em um primeiro momento, é um privilégio, uma vez que Jesus deixou Maria como a mãe de João. “Aos pés da cruz, Maria tornou-se a mãe da humanidade. Somos filhos dela”, frisou, acrescentando que a festa é um compromisso de continuar expressando no mundo de hoje os sinais vivos do Evangelho. “Assim como ela fez, pela humildade, serviço, amor, fidelidade a vontade de Deus”.

Conforme ele, a importância da celebração é contar com alguém que viveu na terra, que superou as dificuldades, que levou a sério o Evangelho e é hoje um exemplo de santidade. Conforme o bispo, ao mesmo tempo é pedir que continue protegendo o País, além de suplicar e agradecer todo amparo, carinho e proteção que Deus concede por essa tão importante intercessora.

Ele disse que a Igreja Católica se prepara para celebrar os 300 anos que a imagem de Nossa Senhora, padroeira do Brasil, foi encontrada nas águas do Rio Parnaíba (SP), em 1917, onde hoje está a cidade de Aparecida, local do santuário que reúne peregrinos e devotos de todo o Brasil. Para o bispo, o número de devotos em Roraima tem crescido com as realizações da romaria de Aparecida.

“Para nós, brasileiros e católicos, a devoção tem crescido a cada ano, tendo em vista as graças e bênçãos que Deus tem concedido por intercessão de Maria”, disse o bispo Dom Mário. Ele explicou que a romaria é um termo usado pelos católicos para aqueles que vão ao encontro de alguém ou de algum lugar. “Somos romeiros, caminhamos ao encontro de Nossa Senhora”, frisou.

CAMPANHA – Para a celebração de Nossa Senhora Aparecida, a Diocese de Roraima está chamando a população para participar da campanha de doação de alimentos, material de higiene pessoal e limpeza para os migrantes que estão em Boa Vista e no Estado todo, de maneira especial às famílias, irmãos e irmãs que estão vindo da Venezuela.

Conforme o bispo, todos estão convocados a participar doando o que estiver de acordo com a possibilidade. As doações podem ser feitas nas comunidades ou na própria Diocese. A partir de hoje, as cestas serão montadas. (A.G.G)