Hoje, dia 15 de junho, quinta-feira, a Igreja Católica celebra a Festa de Corpus Christi – Corpo de Deus, na tradução. Neste dia, a programação em Boa Vista começa às 17 horas na Igreja Catedral, localizada na Praça do Centro Cívico, com a celebração da Santa Missa realizada pelo Bispo da Diocese de Roraima, Dom Mário Antônio da Silva. Depois os católicos seguem em procissão com o Santíssimo Sacramento da Eucaristia até a Igreja Nossa Senhora da Consolata, que fica no Bairro São Vicente, onde será dada a benção do Santíssimo. O término da festividade religiosa está previsto para as 19h30.
Segundo o vigário da Paróquia de Nossa Senhora da Consolata, padre Revislande Araújo, a data é de extrema importância para a Igreja Católica em todo o mundo e em Roraima não é diferente. O momento é de manifestação da fé de fiéis, desde o Século XIII, quando foi instituída pelo catolicismo na Bélgica.
“É um momento que nós, cristãos, manifestamos o amor que temos pela Eucaristia. Eu acredito que caminhar com Jesus nesta oportunidade torna a festa muito significativa. É um dia reservado para adoração, para nós vivenciarmos este compromisso com a Eucaristia”, comentou.
Ainda conforme o padre, a expectativa é reunir uma grande quantidade de fiéis durante as procissões. “Eu acho importante a consciência das pessoas reservarem esta data para adorar o Santíssimo Sacramento da Eucaristia, este dia tem que marcar os corações, transformá-los”, disse.
De acordo com a religiosa Regina Maria, a data é sagrada, dia de exercitar a fé, ficar próximo de Deus e “adorar o Santíssimo Sacramento da Eucaristia”. Há mais de dez anos, ela participa de toda programação realizada pela Igreja Católica. A procissão é um momento ímpar, quando fica perto de Deus. “Há dez anos eu participo de tudo, não perco a programação realizada pela Igreja. É muito bom assistir a santa missa, participar da procissão, viver esse momento de fé e intimidade com Deus”, salientou.
CORPO DE DEUS – Corpus Christi é a data em que os fiéis comemoram, de maneira solene e festiva, o Santíssimo Sacramento da Eucaristia. É o dia do ano em que Jesus na hóstia consagrada sai às ruas em procissão. No dia, os fiéis agradecem e louvam a Deus pelo inestimável dom da Eucaristia, no qual o próprio senhor se fez presente com alimento na caminhada cristão.
ORIGEM – A celebração da Festa de Corpus Christi surgiu na Bélgica, por iniciativa da Freira Juliana de Mont Cornillon, que recebia visões nas quais o próprio Jesus lhe pedia uma festa litúrgica anual em honra da sagrada eucaristia. Em 1247, realizou-se a primeira procissão eucarística pelas ruas de Liege, na Bélgica.
Esta festa foi instituída pela Igreja Católica em 1264, pelo Papa Urbano IV. Sendo que o Papa Clemente V tomou a celebração da Eucaristia um dever canônico mundial. Com a oficialização, a festa passou a ser celebrada, todos os anos, na primeira quinta-feira após o Domingo da Santíssima Trindade.
No Brasil, a festa chegou com os colonizadores portugueses e espanhóis. A tradição dos enfeites nas ruas surgiu em Ouro Preto, cidade histórica do interior de Minas Gerais. (E.S)