Os leilões estão se tornando eventos cada vez mais comuns. Com o avanço da tecnologia, além de presencial, o leilão de carros e motos do Tribunal de Justiça acontecerá também virtualmente.O leilão que reunirá mais de 300 lotes de motos, carros e sucatas, começa a partir das 9 horas da manhã e deve ser encerrado por volta das 14 horas.
A novidade deste ano é que, além de o público poder participar pessoalmente no pátio onde os veículos estão localizados – na Rua Três Marias, Bairro Raiar do Sol –, os interessados em participar também poderão acompanhar todo o evento on-line, podendo dar lances até pelo celular. A inovação tem o objetivo de atrair um público maior para o leilão e assim beneficiar mais a população.
Os veículos leiloados são veículos apreendidos, em situação de alienação antecipada e perdidos em processos judiciais que não foram mais recuperados por seus antigos donos. O leiloeiro público Wesley Ramos disse que os proprietários dos veículos que se interessaram para recuperar seus bens tiveram até ontem, 22 de agosto, para apresentar a documentação necessária para a recuperação dos automóveis. Caso contrário todos os veículos presentes serão leiloados hoje, dia 23.
Os veículos podem ser conferidos pessoalmente ou pelo site do leilão www.wrleiloes.com.br. No site, os interessados precisam fazer um cadastro rápido e, depois disso, poderão dar lances durante as ofertas e acompanhar o evento ao vivo. Muitos lances começaram antes mesmo da abertura do evento pela internet.As sucatas podem ser adquiridas apenas por pessoas jurídicas, que também precisam fazer cadastro no site.
Wesley Ramos explicou que a tecnologia tem muito a beneficiar a população, pois ela possibilita o melhor funcionamento e maior participação de público. “A inovação deste leilão vem para ficar e pretendemos tornar os leilões mais acessíveis. A internet possibilita até quem está em outra cidade adquirir um bem de uma forma mais rápida, prática e econômica”, ressaltou.
Os pagamentos dos lances também serão de forma diferenciada desta vez. Apesar de geralmente os produtos adquiridos em leilões serem pagos com boletos bancários, desta vez o pagamento que será efetuado à vista pelos compradores por depósito em conta bancária. Depois do pagamento realizado, os novos donos dos veículos receberão todos os documentos quitados com a Justiça e prontos para andar com seus novos automóveis. Os veículos são isentos de impostos e os compradores precisarão apenas se preocupar com o seguro, que é obrigatório.
O dinheiro arrecadado no leilão terá duas finalidades: a primeira é ressarcir o antigo proprietário do veículo caso ele seja inocentado; e a segunda, caso o proprietário seja condenado, o recurso arrecadado será destinado às contas do Tribunal de Justiça. (G.L)