Cotidiano

Capacitação sobre empreendedorismo é ofertada a professores

Formação integra sistema do Novo Ensino Médio, que já está em vigor em Roraima

Direcionada a professores que atuam no Novo Ensino Médio, uma formação com palestras e oficinas ocorrerá no dia 7 de novembro, próxima segunda-feira.  A palestra ocorre em dois horários: das 8h30 às 10h30 e das 14h às 16h, no Palácio da Cultura Nenê Macaggi.

A iniciativa é do Governo de Roraima em parceria com o Sebrae-RR (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas). O tema será “Interfaces entre as competências gerais da BNCC e as características do comportamento empreendedor no Ensino Médio”. As palestrantes serão Vânia Rego e Márcia Gomes.

Para participar da palestra, os professores precisam fazer uma rápida inscrição online, escolhendo o horário que deseja participar. Os interessados na palestra no turno matutino devem se inscrever por meio deste link com o formulário.

Já para os interessados na formação no turno vespertino, a inscrição deve ser feita por meio deste link.

 De acordo com a coordenadora estadual do Novo Ensino Médio da Seed (Secretaria de Educação e Desporto), Fernanda Rodrigues do Nascimento, o objetivo do evento é trazer a materialidade das reformas da BNCC (Base nacional Comum Curricular) para a prática dos planos de aulas, em consonância com a nova legislação do Ensino Médio, focando nos eixos estruturantes.

 “Na formação, vamos demonstrar de que forma podemos colocar em prática a legislação referente a implementação do Novo Ensino Médio, à luz da BNCC, focando principalmente no protagonismo do aluno”, destacou Fernanda.

NEM

O NEM (Novo Ensino Médio), que tem como base legal a Lei 13.415/17, traz algumas mudanças principais nesta etapa de ensino, entre as principais estão a ampliação da carga horária anual (de 800 horas para 1.000 horas) e os Itinerários Formativos, (a parte flexível do currículo), a qual deve se desenvolver em três componentes: Aprofundamento, Eletivas e Projeto de Vida. 

Esses componentes devem estar interligados a quatro eixos estruturantes, também trazidos por este novo modelo de ensino, sendo Investigação científica; Processos criativos; Mediação e intervenção social e Empreendedorismo.

OFICINAS

Entre os dias 8, 9 e 10 de novembro, serão realizadas na UERR (Universidade Estadual de Roraima), oficinas de formação por componente curricular, no horário das 8h às 18h. No dia 08, a formação é destinada aos gestores escolares com o tema “A BNCC do Ensino Médio e o Eixo Estruturante Empreendedorismo nos Itinerários Formativos”.

 Nos dias 9 e 10, o encontro é para professores, com o tema “A BNCC do Ensino Médio e o Eixo Estruturante Empreendedorismo na prática Docente – Planejamento sobre competências empreendedoras integradas à BNCC”. Vão ser trabalhadas as temáticas “Ciências da Natureza e suas tecnologias”, “Ciências Humanas e Sociais aplicadas”, “Linguagem e suas tecnologias” e “Matemática e suas tecnologias”.

 “Um dos eixos trazidos pelo Novo Ensino Médio é o empreendedorismo, que também estão presentes na BNCC. Na formação, vamos auxiliar os docentes a realizarem um planejamento integrado à Base, mostrando como eles podem inserir os eixos estruturantes nas eletivas, no projeto de vida e no planejamento diário”, explicou Fernanda.

EM RORAIMA

A implementação do NEM teve início este ano obrigatoriamente em todo país com as primeiras séries, de acordo com a realidade de cada Estado. Atualmente, das 153 escolas que ofertam na rede estadual, 14 já implementaram o NEM.

As escolas inseridas neste novo modelo são: Lobo D’Almada, Monteiro Lobato, Maria das Dores Brasil, Major Alcides Rodrigues dos Santos, Mário David Andreazza, América Sarmento Ribeiro, Antônio Carlos Natalino e Ana Libória.

Escola Indígena José Marcolino (Pacaraima), Presidente Castelo Branco (Caracaraí), José Vieira de Sales Guerra (Caracaraí), José de Alencar (Rorainópolis), Padre José Monticone (Mucajaí) e Geraldo da Silva Pinto (Alto Alegre). Serão alcançados inicialmente 8.825 estudantes nesta primeira etapa.

Até 2023, as demais 139 escolas devem concluir o ciclo de implementação.