O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Roraima (Sebrae/RR) e a Agência de Defesa Agropecuária de Roraima (Aderr), realizaram entre os dias 19 a 23 de maio uma capacitação em rotulagem de produtos de origem animal.
As instituições firmaram convênio para oferecer a capacitação com o objetivo de melhorar a segurança alimentar e fortalecer a comercialização dos produtos agropecuários locais.
A médica veterinária consultora do Sebrae no Mato Grosso, Kátia Schmidt, ministrou as aulas de capacitação e destacou a importância das aulas para a segurança dos produtos comercializados no estado.
“A capacitação e rotulagem de produtos de origem animal, tem suma importância. Porque através das normas, nós conseguimos garantir o aspecto sanitário e a qualidade do produto. Além de cumprir as regras regulamentares, também ajudamos no aspecto econômico, ajudando o consumidor a não consumir produtos que sejam enganosos”, esclareceu a veterinária.
Com investimento de R$600 mil, a iniciativa busca promover o desenvolvimento sustentável do setor agropecuário local, com foco na competitividade, qualidade sanitária e segurança alimentar dos produtos de origem animal em Roraima.
A capacitação teve atividades voltadas para responsáveis técnicos e funcionários de agroindústrias, e servidores da Aderr. Os instrutores abordaram durante as aulas temas como rotulagem obrigatória, normas sanitárias e boas práticas de fabricação.
A fiscal agropecuária e médica veterinária da ADERR, Geórgia Garcia da Silva, pontuou que este é o primeiro curso de rotulagem oferecido este ano aos profissionais.
“É de suma importância para podermos nos atualizar com as legislações pertinentes ao assunto. E para aqueles também que não tem nenhum conhecimento prévio sobre o assunto se familiarizar”, destacou Geórgia Garcia.
As instituições responsáveis destacam a importância de oferecer informações claras ao consumidor, dando destaque para a composição dos produtos, o prazo de validade e possíveis ingredientes que impactem a saúde pública.
Kátia Schmidt enfatizou a parceria entre as instituições que promoveram a capacitação.
“Essa capacitação é uma parceria entre a ADER, Sebrae e Senar. Os órgãos promoveram essa capacitação devido à demanda da agência em regulamentar essa rotulagem e informar os técnicos das indústrias que dão entrada nesse serviço”, finalizou Dra.Kátia Schmidt.