Cotidiano

Candidatos de seletivo do núcleo jurídico relatam demora para convocação

Segundo os relatos, a Defensoria Pública de Roraima não responde sobre quando haverá chamamento dos aprovados; em reposta, o órgão informou que aguarda aprovação do Departamento Penitenciário (Depen), em Brasília, para dar continuidade ao processo

Os candidatos do processo seletivo de assistência jurídica para pessoas privadas de liberdade, realizado pela Defensoria Pública do Estado de Roraima (DPE-RR), relataram demora no chamamento dos aprovados no edital. As tentativas de resposta para obter informações sobre a data de convocação ocorrem desde janeiro deste ano.

O processo seletivo foi lançado em 2022 para contratação temporária de Analista de Procedimento, Assistente Social e Estagiário de graduação em Direito para atuação no Projeto Fomentação do Núcleo de Assistência Jurídica às Pessoas Privadas de Liberdade e Visitas Familiares por Videoconferência. Os aprovados relataram à Folha que desde a publicação do resultado final em dezembro, não houve divulgação ou informação sobre a convocação. 

“A Defensoria Pública lançou esse edital em outubro do ano passado, e até agora nada de convocar os aprovados. Quando entramos em contato com eles, nunca nos respondem”, disse uma das candidatas.

No cronograma do edital de abertura há informação até à data de publicação do resultado, que foi seguido conforme previsto. Após quase um mês sem informação sobre período de convocação, em janeiro, os candidatos tentaram contato com a DPE-RR para saber quando haverá a chamada e não obteve retorno desde então.

A Folha entrou em contato com a DPE-RR para saber o que ocasionou o atraso na convocação, bem como as datas para a chamada dos aprovados de contratação temporária. Em reposta, o órgão informou que aguarda aprovação do Departamento Penitenciário (Depen), em Brasília, para dar continuidade ao processo seletivo. Confira na íntegra:

“Em relação ao projeto seletivo simplificado de Fomentação do Núcleo de Assistência Jurídica às Pessoas Privadas de Liberdade, a Defensoria Pública do Estado esclarece que o processo de chamamento (seletivo) foi enviado para o DEPEN (Departamento Penitenciário), em Brasília, para fazer a devida análise conforme estabelecia o cronograma. Ressaltamos que o chamamento depende da aprovação do órgão federal, portanto, continuamos no aguardo da resposta. Tão logo ocorra o parecer favorável, será marcada a data do primeiro chamamento”.

*Matéria atualizada às 17h04 com resposta da DPE-RR.