Cotidiano

Campanha promove arrecadação de brinquedos para crianças imigrante

As doações de brinquedos em boas condições podem ser entregues na Cáritas Diocesana de Roraima

ANA GABRIELA GOMES

Editoria de Cidade

A chegada do Natal costuma despertar sentimentos de união, paz e solidariedade entre os povos e esse ano não vai ser diferente. Te pergunto: tá afim de fazer a diferença na vida de uma criança? É fácil! Se você tiver filhos, é mais fácil ainda! Separa aquele brinquedo que não é mais tão utilizado ou que foi esquecido, desde que esteja em boas condições de uso, e doe a quem precisa.

Foi nesse espírito de fazer a diferença que a Cáritas Diocesana de Roraima lançou a campanha de arrecadação de brinquedos para crianças imigrantes em situação de vulnerabilidade. Até o dia 19 de dezembro, o grupo vai estar recebendo as doações na sala do projeto Orinoco, na sede da Cáritas, localizada na avenida Nossa Senhora da Consolata, 1.529, no Centro Cívico, ao lado da Catedral.

A educadora de Ação Social do projeto Orinoco, Luana Albuquerque, explicou que a ideia da campanha surgiu durante o trabalho realizado atualmente junto a 200 mulheres e 230 crianças. “Trabalhamos em instalações do Santo Agostinho, onde irmãs já faziam o atendimento desse público. Numa conversa com a assessora local, pensamos em uma forma de fazer a diferença no Natal dessas crianças”, contou.

Em relação ao tipo de brinquedo, a educadora informou que a faixa etária das crianças atendidas vai de 0 a 12 anos. Dessa forma, além dos brinquedos, também é possível fazer a doação de fraldas, enxovais e roupas. “Toda doação é sempre bem-vinda. Nós falamos dos brinquedos porque é o que costumam pedir nessa data, mas fica a critério da população”, disse.

Com a data da doação prevista para o dia 20 de dezembro, Luana reforçou que as doações devem ser feitas até o dia 19 do mês. O local da entrega, no entanto, ainda não foi definido, visto que o primeiro passo da campanha é sensibilizar a população para a importância do ato. Para a educadora, o intuito principal é manter a esperança no coração das crianças e, consequentemente, das mães.

“A gente vê que ainda há casos de xenofobia, preconceito e discriminação junto aos imigrantes. Eu, enquanto brasileira e roraimense, vejo que a imigração é oportunidade de crescer e agregar uma nova cultura. Temos que receber essas pessoas de braços abertos, porque eles vêm com esperança. E o que nós queremos é manter essa esperança viva”, concluiu.

DOAÇÕES – Os brinquedos e demais materiais doados devem ser entregues na sala do projeto Orinoco, na sede da Cáritas, localizada na avenida Nossa Senhora da Consolata, 1.529, no Centro Cívico, ao lado da Catedral.

Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.