Cotidiano

Campanha pede que Hospital do Amor tenha nome de Joice Camilo

Joice Camilo era empresaria e lutava e prol da conscientização e diagnóstico precoce do câncer infantil

Amigos, familiares e admiradores das ações sociais desenvolvidas por Joicilene Camilo dos Reis, realizam uma campanha pedindo que o Hospital do Amor receba o nome Joice Camilo, como era mais conhecida.

Joice era empresária e lutava e prol da conscientização e diagnóstico precoce do câncer infantil e a possibilidade de crianças iniciarem e terminarem o tratamento sem interrupções.

Joice lutava e prol da conscientização e diagnóstico precoce do câncer infantil e a possibilidade de crianças iniciarem e terminarem o tratamento sem interrupções

O deputado estadual Renato Silva que, em nome da Assembleia Legislativa, fez uma petição ao governo, sugerindo que seja dado o nome de Joice para o Hospital que está sendo construído às margens da avenida Via das Flores, no bairro Pricumã, zona Oeste de Boa Vista.

“Por saber da importância da unidade hospitalar, é justa a homenagem a Joicilene Camilo dos Reis, pois em vida tanto lutou pela causa da conscientização e importância ao tratamento e prevenção do câncer”, disse o parlamentar.

A coordenação da campanha conversou com a deputada estadual Ângela Portela que reconheceu o merecimento de Joice. Apesar de dar apoio, informou que precisaria ter contato com parlamentares federais para tratar do assunto.

O ex-deputado federal Remídio Monai também compartilhou nas suas redes sociais que o hospital deveria ter o nome da empresária e coordenadora do Projeto “Passos que Salvam”. 

Joice morou em Rorainópolis os últimos anos de sua vida e realizou diversos eventos com a finalidade de arrecadar recursos para custear despesas de pacientes do Hospital de Amor. O prefeito da cidade, Leandro Pereira, destacou que Joice foi quem abraçou a causa em Roraima.

“Ela batia recorde vendendo as camisas e todo o dinheiro arrecadado era enviado para pessoas que precisariam de tratamento no Hospital de Amor. Nós sabemos que todas as investigações levam a crer que o crime que ela sofreu foi em consequência dos delinquentes acharem que, na casa dela, tinha o dinheiro que ela arrecadou com a venda das camisas. Ela foi morta pela causa que defendia. Não há nada mais que justo a homenagear. Essa foi a causa que ela abraçou gratuitamente, com muito amor, ao Hospital de Amor”.   

GOVERNO DO ESTADO – Em nota, o governo do Estado informou que o Hospital de Amor é uma entidade coordenada pela Fundação Pio XII, responsável também pela gestão da nomenclatura da unidade hospitalar. De modo geral, informa ainda que é comum esse tipo de unidade levar o nome do Estado onde está localizado e não o nome de pessoas. Mas o Governo de Roraima está atento ao questionamento, destacou.

HOSPITAL DO AMOR – A construção da unidade, que vai ajudar na prevenção e tratamento contra o câncer, iniciou este ano e está com um pouco mais de 70% da obra concluída e a previsão é que no mês de outubro inicie os atendimentos ao público. O Hospital do Amor está sendo construído em um terreno no bairro Pricumã, na avenida Via das Flores, ao lado do IFRR (Instituto Federal de Roraima).

QUEM ERA JOICE CAMILO – Servidora da União, empresária, bacharel em direito e dedicada à filantropia, especialmente na busca pelo diagnóstico precoce do câncer infantil e a possibilidade de crianças iniciarem e terminarem o tratamento do câncer sem interrupções.

Nos últimos anos, dedicou-se ao Projeto “Passos que Salvam” que era finalizado com uma caminhada pelas ruas de Rorainópolis, ao mesmo tempo em que, simultaneamente, a mesma caminhada ocorria em todo o país. Ela foi brutalmente assassinada, aos 47 anos, no dia 2 de dezembro de 2019, quando criminosos entraram em sua residência em busca dos valores arrecadados durante as ações do projeto que coordenava.