MECHAS DE ESPERNÇA

Campanha mobiliza doações de cabelo e eleva a autoestima de pacientes com câncer 

A campanha "Mechas de Esperança" recebeu, nesta terça-feira (7), uma doação de mechas de cabelo, fruto da parceria com o Salão Miro Beauty Center.

A iniciativa faz parte de uma ação permanente da Secretaria Especial da Mulher da ALE-RR, que conta com a colaboração de salões de beleza (Foto: nilzete Franco/FolhaBV)
A iniciativa faz parte de uma ação permanente da Secretaria Especial da Mulher da ALE-RR, que conta com a colaboração de salões de beleza (Foto: nilzete Franco/FolhaBV)

Em apoio à campanha de Outubro Rosa e visando fortalecer a autoestima de mulheres em tratamento contra o câncer, a campanha “Mechas de Esperança“, da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), recebeu nesta terça-feira (7) uma doação de mechas de cabelo, fruto da parceria com o Salão Miro Beauty Center.

A iniciativa faz parte de uma ação permanente da Secretaria Especial da Mulher da ALE-RR, que conta com a colaboração de salões de beleza, como o Miro Beauty Center, para realizar os cortes e facilitar as doações das mechas.

Distribuição descomplicada

As mechas arrecadadas são encaminhadas para a ONG Perucas Santa Catarina, que realiza a confecção especializada. Logo após, o material volta à Roraima e é distribuído às pacientes, tanto em Boa Vista quanto em Rorainópolis.

A mulher que necessita de uma peruca pode ir diretamente aos locais que fazem a entrega (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)

A entrega é realizada em diferentes pontos: Centro Humanitário de Apoio à Mulher (Chame), Centro Oncológico de Roraima (Cecor), Hospital do Amor e Liga Roraimense de Combate ao Câncer (LRCC).

A mulher que necessita de uma peruca pode ir diretamente nesses locais buscá-la, explicou Glauci Gembro, Diretora da Secretaria Especial da Mulher.

O papel dos parceiros e o significado da doação

Para confeccionar uma única peruca, é necessária uma grande quantidade de fios. Por isso, a contribuição de cada doador é essencial para a continuidade da “Mechas de Esperança“. Os salões parceiros atuam não apenas incentivando a doação mas também como um ponto de esperança para as pacientes.

Miro Braz, proprietário do salão parceiro (Foto: NIlzete Franco/FolhaBV)

“Todas as pessoas que vêm aqui, às vezes elas nem pensam em doar, a gente já pega aquele cabelo para fazer doação. E aquelas pessoas que recebem, nossa, para a gente é gratificante, porque a gente vê uma esperança, tanto no tratamento tanto em resgatar a autoestima dela” afirmou Miro Braz, proprietário do salão parceiro.

A campanha aceita doações a partir de 15 centímetros de cabelo, e não há restrição quanto a fios tingidos ou com tratamentos químicos.

Além da estética

A doação de cabelo vai muito além da estética, ela representa um apoio fundamental em um período difícil do tratamento. A perda de cabelo, muitas vezes, atinge a mulher em sua identidade, e a peruca age como uma ferramenta de recuperação da confiança.

Glauci Gembro, diretora da Secretaria Especial da Mulher. (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)

“A gente diz que a autoestima, uma peruca, ela faz tanta diferença na vida de uma mulher como uma medicação na veia. Essa mulher se sente mais confiante para enfrentar esse processo da doença”, destacou Glauci Gembro, diretora da Secretaria Especial da Mulher.

Cabelereiro Rhegis Matias (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)

O profissional de beleza Rhegis Matias complementa, ressaltando o valor emocional do cuidado pessoal das mulheres:

“Eu sempre falo assim, já vi mulheres se acidentarem, perder a mão, o braço. Mas elas não ficam tão abaladas quanto quando é em relação ao cabelo, em relação ao cuidado pessoal. Então é muito gratificante ficar esse tempo todo ajudando”.

Como doar

As doações podem ser feitas direto na Secretaria ou no salão parceiro.

Onde: Secretaria Especial da Mulher da ALE-RR – Avenida Santos Dumont, nº 1470, bairro Aparecida.

Requisito: Doações a partir de 15 centímetros de comprimento, o cabelo pode ser tingido ou quimicamente tratado.

Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.