
A campanha “Mechas de Esperança” tem transformado a vida e resgatado a autoestima de pacientes com câncer, A iniciativa da Secretaria Especial da Mulher (SEM) e da Liga Roraimense de Combate ao Câncer (LRCC) já beneficiou mais de 150 mulheres. A campanha, lançada em 2023, está em pleno funcionamento e reforça o pedido de doações contínuas. O projeto atende mulheres em Roraima, com pontos de coleta e entrega na Assembleia Legislativa de Roraima (ALERR) e em unidades parceiras. O objetivo é fornecer perucas gratuitamente, combatendo o impacto emocional da queda de cabelo durante a quimioterapia.
A perda de cabelo frequentemente causada pela quimioterapia, é um dos efeitos mais duros do tratamento, afetando profundamente a identidade e a autoestima das mulheres. A iniciativa busca aliviar esse sofrimento, provendo perucas que ajudam as pacientes a recuperar o bem-estar e a confiança.
Florinete Pinheiro, cozinheira e artesã de 50 anos, foi uma das mais de 150 pacientes beneficiadas. Diagnosticada com câncer de mama em 2018, ela conta a dificuldade de ver os fios caírem.

“Minha médica me falou que eles [cabelos] cairiam e me aconselhou a não ficar triste, pois a cura era mais importante do que os cabelos,” recordou Florinete.
Vaidosa com os cabelos, Florinete encontrou na campanha o alento necessário. Após doar suas próprias mechas remanescentes e escolher uma peruca, ela sentiu sua autoestima elevada.
Hoje, curada, ela compartilha sua experiência.
“Eu sempre falo sobre as perucas para outras mulheres que estão se tratando, para que elas se sintam felizes também. A campanha chegou na minha vida em uma hora que eu estava precisando e sou muito grata por tudo,” destacou Florinete.
Como funciona o projeto
O projeto é uma parceria entre a SEM/ALERR e a LRCC, contando com o apoio de salões de beleza e cabeleireiros que oferecem cortes gratuitos para facilitar a doação.
A diretora da SEM, Glauci Gembro, reforçou a importância do trabalho e a emoção de acompanhar as histórias de superação. “Ter recebido a Florinete para contar sua história de superação, saber que ela já está bem e curada foi muito emocionante. Também foi muito bom ouvi-la contando o quão importante foi receber uma peruca e a diferença que isso fez em sua vida,” ressaltou Glauci.
As perucas são entregues gratuitamente e sem necessidade de cadastro prévio pela SEM, LRCC, Centro Oncológico de Roraima (Cecor) e Hospital de Amor. A diretora da SEM enfatizou a necessidade de doações contínuas: “Essas doações são essenciais para continuarmos a confeccionar novas perucas e ajudar pessoas como a Florinete.”
Como Doar:
* Requisito: As mechas devem ter, no mínimo, 15 centímetros de comprimento. Lenços de cabelo também são aceitos.
* Pontos de Doação:
* Sede da Assembleia Legislativa (Centro Cívico).
* Prédio da SEM (avenida Santos Dumont, 1470, Aparecida).
Atendimento e Informações (Chame):
* Localização: O Centro Humanitário de Apoio à Mulher (Chame) funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.
* Contato: Mais informações podem ser obtidas pelo ZapChame (95) 98402-0502, disponível 24 horas por dia.