Cotidiano

Caminhões vão auxiliar escoamento de produção de comunidades indígenas

Os cinco veículos vão beneficiar ao menos 61 comunidades nos municípios de Pacaraima, Cantá, Amajari, Alto Alegre e Bonfim

Cinco caminhões 3/4 entregues nesta terça-feira (10) devem auxiliar e melhorar o escoamento da produção de comunidades indígenas do interior do estado. Os veículos vão ser utilizados por 61 comunidades nos municípios de Pacaraima, Cantá, Amajari, Alto Alegre e Bonfim. 

A aquisição ocorreu por meio de emenda parlamentar do senador Chico Rodrigues, no valor total de R$ 2.980.000,00 e contrapartida do governo de Roraima na ordem de R$ 1.350.000,00.

Além dos caminhões, as comunidades vão receber cinco grades aradoras intermediárias de 14 discos de 26 polegadas, cinco carretas agrícolas de madeira com capacidade para quatro toneladas cada, cinco grades niveladoras, 45 motocultivadores partida elétrica e 45 carretas para motocultivador. Os equipamentos serão entregues em breve, segundo o governo.

Edna Caetano, vive e produz na Comunidade Indígena Moscow, no Bonfim. Ela explica que atualmente a produção é escoada até Boa Vista por um ônibus e é necessário o pagamento de uma taxa.

“Eu fiquei muito feliz [com a entrega do caminhão]. Lá tem plantação de grão, a gente tem muita produção. Toda semana que a gente faz farinha, às vezes [enviamos] quarenta ou trinta saco dentro do ônibus, porque a gente não tem transporte”, contou.

O tuchaua Evaldo Pedro, da comunidade Moscow, acredita que, com a chegada do caminhão, o escoamento de toda a produção vai ser melhor.

“Com essa chegada de caminhão para lá, acredito que vai melhorar bastante, né? E nós vamos trabalhar nisso aí. Também vai ajudar o polo de produção que tem lá. Nós vamos ter só despesa mesmo com o diesel e manutenção. Acredito que vai melhorar bastante”, afirmou.

Os veículos foram entregues em uma solenidade em frente ao Palácio Senador Hélio Campos, com a presença de produtores rurais, o governador Antonio Denarium e autoridades civis e militares.