Cotidiano

Câmeras de segurança flagram furtos de hidrômetros

Nesse sábado, 19, a Caer recebeu cerca de 40 telefonemas de vítimas do bairro Pricumã

Moradores do bairro Pricumã sofreram neste fim de semana, vários ataques criminosos, cujo propósito foi o furto de hidrômetros. A ação dos bandidos foi flagrada em vídeos de câmeras de segurança divulgados por moradores nas redes sociais.

As filmagens mostram um homem andando na rua do bairro e, sem nenhuma dificuldade, ele retira o aparelho em poucos minutos. Em seguida, foge tranquilamente. As cenas logo ganharam repercussão e causaram indignação aos moradores. Um deles filmou o resultado do furto, em apenas uma rua. Ao todo, dez hidrômetros foram furtados numa noite.

De acordo com a Caer (Companhia de Águas e Esgotos de Roraima) cerca de 40 ligações telefônicas, por meio do call center, foram registradas com denúncias sobre furtos do equipamento na região.

Ainda segundo a Caer, a empresa faz a substituição do hidrômetro sem ônus nenhum para o cliente. Para isto, o usuário precisa comparecer na empresa, munido do Boletim de Ocorrência, para que seja feito o registro de atendimento e seja providenciada a substituição.

O aparelho que mede o consumo de água nas residências e estabelecimentos comerciais, tem sido alvo de ações criminosas, pois possui cobre em sua composição.

No primeiro semestre de 2019, a Companhia registrou 398 casos de furtos de hidrômetros na Capital. Em 2018, foram furtados 290 equipamentos, prejuízo de pelo menos R$ 43 mil para a empresa. Só de janeiro a julho de 2019, a Caer já contabilizou um prejuízo de R$ 47.809,94, com 317 equipamentos furtados.