A Câmara Municipal de Boa Vista (CMBV) iniciou nesta quarta-feira, 20, o processo de operação assistida do programa Câmara Digital. A partir de hoje, a Casa passa a contar com o sistema digital de processo de plataforma eletrônica para processos e documento.
Segundo a assessoria de comunicação da CMBV, durante duas semanas técnicos da IKHON, empresa responsável pela implantação do sistema, estarão orientando os servidores da Casa e dos gabinetes na produção e operação de processos e documentos digitais.
A implantação do programa significa que todos os documentos e processos produzidos a partir desta data serão tramitados eletronicamente. “O Câmara Digital, reduzirá tempo e custo nos serviços realizados pelos servidores, pois toda produção, tramitação, distribuição, assinatura e arquivamento será de forma eletrônica”, enfatizou o técnico do IKHON, Elias Pinheiro.
Ainda segundo Pinheiro, o sistema trará mais transparência, segurança na busca das informações, economia do custou na produção de documentos em papel, celeridade no tramite dos processos legislativos e agilidade no atendimento, passando ser a nova ordem no trabalho do dia a dia da Casa Legislativa Municipal.
Com o sistema em pleno funcionamento os objetivos da Casa é eliminar o uso de papel, reduzir custos, melhorar o ambiente de trabalho, dar mais celeridade na tramitação de processos entre os setores, reduzir a necessidade de espaço físico para arquivos, segurança e transparência nas informações, como também melhorar a produtividade dos serviços realizados.
SOBRE O TREINAMENTO
Nos últimos dois dias, 18 e 19, a segunda etapa do treinamento com os servidores para operar o sistema foi realizada. As aulas aconteceram no auditório no laboratório de informática do Centro Universitário Estácio Atual, no bairro União, na zona Oeste da capital. A primeira etapa do treinamento com os servidores da Casa e servidores dos gabinetes foi realizada no período de 04 a 08 deste mês.
Dentre os participantes estavam secretários dos setores de Administração, Recursos Humanos, Financeiro, Comunicação, Secretaria Legislativa, Diretoria Geral, Controladoria, Procuradoria, CPL e as diretorias de Informática, Transparência e Cerimonial e assessores parlamentares.
SOBRE O SISTEMA
O Câmara Digital é um sistema gerenciador de informações, estruturado de forma flexível e capaz de organizar documentos, processos e arquivos. Compreende um conjunto de procedimentos e operações técnicas da gestão arquivística de documentos processado eletronicamente e aplicável em ambientes digitais ou em ambientes híbridos (físico e digital).
Dentre as principais funções do projeto está a captura, registro, classificação, indexação, organização e recuperação de todos os tipos de documentos, bem como de todos os componentes digitais dos documentos; foco na manutenção da autenticidade dos documentos; avaliação e seleção dos documentos para recolhimento e preservação daqueles considerados de valor permanente; transferência e o recolhimento dos documentos por meio da função de exportação.
O mesmo programa já foi implantado na Câmara, Defensoria Pública e Prefeitura de Manaus; Senado Federal, Ministérios da Agricultura e da Ciência e Tecnologia, Agências Nacional do Cinema (Ancine) e das Águas (ANA), entre outros órgãos.
Com informações da Câmara Municipal de Boa Vista (CMBV).