Cotidiano

Caixa anuncia horários especiais para atender público sobre FGTS inativo

Embora a consulta sobre saldos do FGTS inativo possa ser feita pela internet, muitas pessoas estão buscando informação nas agências

Após a divulgação do calendário de pagamento do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) inativo, o fluxo de trabalhadores à procura de informações sobre o benefício aumentou nas agências da Caixa Econômica Federal em Boa Vista. O número cresceu devido a pessoas sem vínculo empregatício que querem apenas para tirar dúvidas sobre o benefício.

De acordo com as normas estabelecidas pelo Governo Federal para sacar o valor total do bem inativo, trabalhadores que foram demitidos após o ano de 2015 por meio das normas da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT) e que já receberam o fundo de garantia não têm direito. O superintendente da Caixa, Severino Ribas, disse que, devido ao congestionamento nas agências bancárias, serão prolongados atendimentos especiais com horários diferenciados até sábado, 18.

“Estamos com nossa equipe disponível para atender todos os trabalhadores que têm direito. Esta movimentação já era esperada”, disse Ribas. Será acrescentado horário especial de funcionamento para atender somente a demanda dos assuntos pertinentes ao FGTS inativo até sábado, 18. O atendimento das agências será estendido até as 15h de sexta feira, 17, e sábado disponível de 9h às 15h.

Quem tem conta poupança na Caixa e tem direito a receber recursos de contas inativas do FGTS terá o crédito depositado automaticamente nas cadernetas. O decreto está publicado no Diário Oficial da União desta quarta-feira, 15.

Para se informar sobre o calendário, os trabalhadores devem ficar atentos e consultar no site www.caixa.gov.br/inativo para saber se tem direito ou não ao saque do beneficio. O beneficiário apto ao recurso que esquecer de efetuar o saque dentro do calendário do mês de aniversário terá até 31 de julho para receber.

CALENDÁRIO DE PAGAMENTO DE CONTAS INATIVAS

Comércio vive expectativa de aquecimento nas vendas

Diante da expectativa do pagamento do FGTS inativo, os empresários comemoram a expectativa de aquecimento no comércio. O gerente de loja do ramo de vestuários e confecções, no Centro, Willian Guimarães, espera que os consumidores possam ir às compras. “Nosso pensamento sobre estes recursos retidos para o comércio é bom. Acredito que as vendas devem melhorar”.

Para a representante da loja de calçados, Sueni Ferreira, o comércio será fortalecido economicamente, gerando mais oportunidade para todos. “A gente espera um aumento maior do movimento de pessoas, até porque, nessa época do ano, como janeiro e fevereiro, as vendas são poucas. Mas, com esse benefício, esperamos o aumento do fluxo de pessoas”, disse.

DÍVIDAS – Alguns dos beneficiários querem aproveitar a renda para pagar dívidas e investir em poupança. Para o eletricista Luís Hipólito, o valor a receber é pouco, mas contribui para seu planejamento. ”Com esse dinheiro, pretendo investir na poupança e futuramente gastar em lazer”, disse.

Para a autônoma Luciane Fernanda, com o recurso ela pretende contribuir com doações filantrópicas e pagar contas. “Com este beneficio vou ajudar a igreja e pagar as contas pendentes”, disse.

Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.