EMPREENDEDORISMO

Café, cultura e memória: o espaço que “cafequizou” Boa Vista

Macchiato Casa de Cafés une tradição, inovação e afeto em uma proposta única no coração da capital

Renata Albuquerque começou com um pequeno ateliê no qual atendia duas pessoas com horário agendado e hoje possui a maior casa de cafés do estado. (Foto: William Roth)
Renata Albuquerque começou com um pequeno ateliê no qual atendia duas pessoas com horário agendado e hoje possui a maior casa de cafés do estado. (Foto: William Roth)

Um casarão antigo, com mais de 80% da estrutura original preservada, abriga uma das experiências mais afetivas e sensoriais de Boa Vista: o Macchiato Casa de Cafés. Criado pela administradora Renata Albuquerque, o espaço vai muito além de uma cafeteria. É um ponto de encontro, um centro de cultura e um resgate da memória afetiva, tudo regado a cafés especiais cuidadosamente selecionados. Um lugar onde cada xícara conta uma história — e todas elas têm gosto de casa.

“Investi em ser o único negócio no estado que alia história, cultura e café. Temos história porque estamos em um casarão, cultura porque promovemos eventos de poesia a empreendedorismo, e o café, que está intimamente ligado ao desenvolvimento e à cultura do nosso país”, define Renata.

A relação com o café vem de longe. Mineira de origem, Renata cresceu entre quitutes preparados pelas avós Maria e Dilica e as intermináveis conversas embaladas por xícaras fumegantes de café coado. A memória afetiva daquele tempo foi o ponto de partida para o sonho de empreender no ramo da gastronomia, desejo amadurecido com a bagagem em Administração, Comunicação e Marketing.

O Macchiato nasceu em maio de 2022, inicialmente como um Ateliê de Cafés. O espaço era pequeno — uma única mesa, quatro cadeiras — mas o conceito era grande: oferecer uma experiência pedagógica e interativa. O cliente precisava agendar para tomar café, o que tornava o negócio pouco lucrativo. “Foi assim que cafequizei vários dos nossos atuais clientes fiéis”, brinca Renata.

Na prática, isso significava escolher o grão, o método de preparo, acompanhar o processo à mesa. A essência não era apenas o café, mas a experiência. “O café coado e puro não é o que mais vende na casa, mas é nossa alma”, afirma.

Com o passar dos meses e o aumento da demanda, o espaço cresceu. Passou por um segundo endereço e, finalmente, chegou ao casarão atual, onde tudo faz sentido: história, afetividade, arquitetura e identidade. “O Macchiato permite que os frequentadores se deslumbrem com o espaço, revivam infâncias e usufruam de um ambiente representativo. Tomar café aqui é acender a convivência, as ideias e a familiaridade”, diz Renata.

A proposta foi cuidadosamente pensada. O plano de negócios levou em conta o perfil do público, a necessidade de educar sobre o café especial e o desafio de se posicionar em um mercado novo — para o qual Renata havia acabado de chegar, vinda de Brasília.

O DNA do Macchiato, desde o início, foi proporcionar experiências: “O convívio, a atmosfera do ambiente, os produtos diferenciados e a familiaridade com o cliente foram pavimentando o caminho que trilhamos até hoje”.

Hoje, o espaço realiza eventos literários, exposições e encontros que valorizam a cultura local. “Já promovemos lançamentos de livros e duas exposições sobre a história de Roraima e da Amazônia, com imagens raras”, orgulha-se.

O café, claro, continua sendo protagonista. A curadoria é feita por Renata, que seleciona grãos de torrefações de Minas Gerais, Espírito Santo, Bahia e Rondônia. “Fazemos questão de lotes com rastreabilidade, respeitando o terroir e o trabalho artesanal do produtor. E também valorizamos os cafés de Roraima que atendem aos padrões de qualidade dos especiais.”

Além da bebida, o cardápio é um capítulo à parte. O pão de queijo com queijo de Minas e a baguete artesanal autoral — recheada com lombo canadense defumado, cebola caramelizada e queijo prato — são destaques. Há ainda opções sem glúten e sem lactose, fruto de colaborações com empreendedoras locais, outro diferencial do Macchiato. No empório, os clientes podem encontrar cafés especiais, cafeteiras de vários métodos, canecas, doces gourmet e vários outros produtos.

A experiência como empreendedora trouxe aprendizados que vão além da gestão. ((Foto: William Roth)

O negócio, construído a muitas mãos, é também um manifesto do protagonismo feminino. “Tenho visto mulheres liderando com excelência negócios em Boa Vista, criando espaços de afeto, conexão e identidade local”, afirma Renata.

A experiência como empreendedora trouxe aprendizados que vão além da gestão. “Um dos maiores aprendizados foi desenvolver a resiliência — manter a calma diante dos desafios e buscar soluções mesmo nos momentos de incerteza”.

Renata Albuquerque conta que o Empretec foi fundamental (Foto: William Roth)

A conexão com as pessoas, o networking e a liderança ativa são pilares do sucesso do Macchiato. “Liderar uma equipe, inspirar pessoas e tomar decisões com empatia me fizeram crescer como empreendedora e como pessoa,” comenta Renata ao salientar que o apoio do Sebrae Roraima também foi fundamental nesse processo. “O Sebrae foi uma esteira para meu empreendimento. O Empretec, especialmente, transformou minha forma de enxergar o mundo, as pessoas e os potenciais dos produtos. O networking que pratico se deve substancialmente ao Sebrae”, destaca.

“Mundo do café especial é um caminho sem volta”, diz cliente assíduo

A máxima de que o universo dos cafés especiais não tem volta encontra eco na rotina do médico anestesista Rodrigo Valle, cliente habitual do Macchiato. Natural de Minas Gerais — estado que, segundo ele, “está na onda do café especial há uns 10 anos” —, Rodrigo destaca o que torna o espaço único: “Além do ambiente ímpar, sem dúvida nenhuma, a seleção de cafés”.

Frequentador fiel, ele não abre mão do preparo à mesa. “Sempre. Gosto de sentir os aromas no preparo. Café é essencialmente uma bebida aromática”, afirma. Questionado pela equipe de reportagem da Folha sobre a frequência com a qual visita o local, ele brincou Ele costuma brincar Com bom humor, reforça: “Vim pelo café”, mas admite que aproveita cada detalhe do ritual envolvido em cada xícara servida.

Consultoria técnica foi decisiva para transformar sonho em negócio estruturado

Adnan Araújo é um dos consultores que ajudam Renata na análise do seu negócio (Foto: Arquivo pessoal)

A trajetória da Macchiato Casa de Cafés também foi construída com apoio técnico. Segundo o consultor credenciado do Sebrae, Adnan Albuquerque de Araújo, o papel da instituição foi essencial para tirar o projeto do papel com estrutura e propósito claros.

“O Sebrae atuou como um catalisador fundamental na jornada da Renata, oferecendo o suporte estratégico e as ferramentas práticas necessárias para que seu sonho gastronômico se concretizasse”, afirma

A consultoria começou com a validação da ideia e avançou para o desenvolvimento de um plano de negócios detalhado, que avaliou a viabilidade do empreendimento. “Essa consultoria especializada permitiu que a Renata transformasse sua paixão em um projeto com estrutura e direção, evitando armadilhas comuns no início de um negócio”, aponta o consultor.

O foco foi alinhar identidade e gestão. Na construção da marca, o trabalho foi voltado à criação de uma narrativa autêntica, que conectasse a memória afetiva da fundadora com a experiência do cliente. “Trabalhou-se na definição clara do propósito e dos valores do café, criando uma narrativa que conectasse a paixão da Renata pelas avós com a experiência oferecida aos clientes. Isso incluiu a criação de uma marca visual atraente e a comunicação de um diferencial autêntico”, analisa Adnan.

Já na parte de gestão, conforme ele, a consultoria ajudou na estruturação de processos como controle de estoque, fluxo de caixa, precificação e gestão de equipe. “Também foram implementadas métricas de desempenho para monitorar o negócio e tomar decisões baseadas em dados, garantindo uma operação saudável e escalável”, lembrou.

Adnan destaca que o Macchiato é hoje um modelo de negócio local com alto potencial de crescimento. “Possui uma história inspiradora e autêntica, que conecta o público a uma proposta de valor única. Essa conexão emocional cria uma fidelidade de marca genuína. O Macchiato demonstrou uma sólida base de gestão, resultado direto da consultoria, que lhe permite operar de forma eficiente e planejar expansões futuras. Por fim, a capacidade de se adaptar e inovar, aliada a um produto de qualidade e um atendimento diferenciado”, observa o consultor.

Além do planejamento e da identidade, houve uma escuta ativa para transformar o afeto da infância em diferencial competitivo. “A consultoria ajudou a Renata a identificar quais aspectos da culinária de suas avós poderiam ser traduzidos em produtos e serviços inovadores e atrativos para o mercado atual”, explica.

Foram realizadas ainda análises de mercado e estudos de público-alvo como forma de auxiliar a estruturação financeira, projetando receitas e despesas para garantir a viabilidade econômica do empreendimento, “transformando a paixão em um plano de negócios com potencial de sucesso e lucratividade”. “Fornecemos ferramentas e treinamentos para controle de custos, formação de preços e gestão de fluxo de caixa, transformando a instabilidade inicial em previsibilidade e controle. Em relação ao posicionamento, ajudamos a desenvolver uma proposta de valor clara e única, com estratégias de comunicação eficazes, tanto online quanto offline”, disse.

Para o consultor, o exemplo do Macchiato traz aprendizados valiosos para quem deseja empreender. “A principal delas é a importância de transformar a paixão em um plano de negócios estruturado. Um sonho por si só não garante o sucesso; ele precisa ser acompanhado de conhecimento em gestão, marketing e finanças”, diz ele ao salientar, contudo que a principal mesmo, é “buscar mentoria e consultoria”. “Não é sinal de fraqueza, mas sim de inteligência e proatividade. Em um mercado saturado, ter uma narrativa genuína e um propósito claro pode ser o grande diferencial. É a prova de que, com paixão, planejamento e o suporte certo, é possível transformar um sonho em um negócio real, próspero e com grande potencial de crescimento”, conclui Adnan.

Gastronomia é um dos pilares de projeto de incentivo ao Turismo do Sebrae

A gastronomia, nicho de mercado das casas de café, recebe consultoria por meio do projeto de turismo do Sebrae que tem como foco fortalecer os negócios locais e tornar Roraima um destino turístico estruturado, competitivo e sustentável. Os trabalhos são voltados exclusivamente para empresas que atuam na cadeia produtiva do setor.

A analista do Sebrae, Íris Lima, explica que o projeto contempla uma série de ações práticas ao longo do ano, com o objetivo de desenvolver os empreendimentos locais e gerar oportunidades para quem atua com turismo. “Nosso propósito é fazer com que Roraima seja cada vez mais reconhecida como destino turístico estruturado, competitivo e sustentável, gerando desenvolvimento econômico, valorização da cultura local e também promovendo oportunidades para os nossos empreendedores. E tudo isso a gente faz por meio das ações que são desenvolvidas pelo projeto durante o ano, como as nossas capacitações, nossas palestras, cursos e oficinas, também as nossas consultorias, as nossas missões empresariais e também os nossos serviços de inovação”, detalha.

As atividades contemplam desde capacitações e oficinas até consultorias especializadas e missões empresariais. Podem participar empresas dos seguintes segmentos: agências e guias de turismo, atrativos turísticos, transporte, hotéis, pousadas, bares, restaurantes e lanchonetes.

Segundo Iris, a adesão ao projeto é feita anualmente e está aberta a negócios formalizados com CNPJ. “O projeto é voltado para pessoas jurídicas, então o empresário pode fazer a adesão do projeto no início do ano. Nós temos algumas vagas destinadas a cada um dos portes, MEI, ME e EPP”, explica. O investimento é pequeno e varia conforme o porte da empresa: R$ 250 para Microempreendedores Individuais (MEI) e R$ 500 para Microempresas (ME) e Empresas de Pequeno Porte (EPP). Empresas participantes de Associações, Cooperativas e Sindicatos com fins empresariais têm 30% de desconto na adesão das empresas de porte ME e EPP. “Meu conselho para quem tem uma ideia e ainda sente receio de buscar ajuda é: procurar o Sebrae! A orientação técnica é fundamental para transformar uma boa ideia em um negócio viável e sustentável. O Sebrae está aqui justamente para apoiar, orientar e ajudar,, acelerando o sucesso do seu empreendimento”, reforça Iris.

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