Cotidiano

Caerr participa da oitava edição do encontro em Brasília

O encontro internacional é realizado a cada três anos. Dessa vez as atividades serão de 18 a 23 de março

Caerr participa da oitava edição do encontro em Brasília Caerr participa da oitava edição do encontro em Brasília Caerr participa da oitava edição do encontro em Brasília Caerr participa da oitava edição do encontro em Brasília

A Caerr (Companhia de Águas e Esgotos de Roraima) é uma das instituições que representará o Estado de Roraima no 8º Fórum Mundial da Água. O encontro internacional será realizado em Brasília, entre os dias 18 e 23 de março.

O Fórum foi criado em 1996 pelo Conselho Mundial da Água e tem como foco estabelecer compromissos políticos relacionados aos recursos hídricos. Em Brasília, ele é organizado pelo Conselho Mundial da Água, pelo governo local, representado pela Adasa (Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento), do DF e pelo Ministério do Meio Ambiente, por meio da ANA (Agência Nacional de Águas).

“No Brasil existe a maior quantidade de água doce do mundo, concentrada na nossa Amazônia. Nesse contexto o Fórum é considerado o maior evento global onde é discutido sobre o tema água e o nosso Estado não poderia ficar de fora desse momento ímpar de debates sobre o assunto”, esclareceu o presidente da Caerr, Danque Esbell.

Ao todo, já ocorreram sete edições do evento em sete países de quatro continentes: África, América, Ásia e Europa. Em 2014, a candidatura do Brasil foi selecionada, e Brasília foi escolhida como cidade-sede do evento. Desse modo, o Brasil recebe, em 2018, a 8ª edição do Fórum. Esta é a primeira vez que o evento ocorre no Hemisfério Sul.

“A Amazônia concentra 12% de toda a água doce. E esse tema é justamente um dos assuntos que envolvem diretamente, diversos países que já enfrentam problemas de escassez de água. No encontro serão discutidas políticas públicas, sugestões, projetos de sustentabilidade e de como os países podem se unir para compartilhar água. Para a Companhia participar dos debates será muito produtivo”, complementou.

Para a chefe do NMA (Núcleo de Meio Ambiente) da Companhia, Airlene Carvalho, o encontro será a oportunidade de conhecer ações desenvolvidas em outras cidades que possam ajudar a fortalecer o trabalho desenvolvido em Roraima.

“Vou tentar participar dos principais debates que envolvem não só políticas públicas dos recursos hídricos, mas também de como é possível envolver a sociedade no consumo racional de água, em especial das oficinas e rodas de debate, onde será possível conhecer projetos de sustentabilidade e quem sabe trocar experiência para no futuro implantar novas ações aqui no Estado”, disse Airlene Carvalho.

Comemorações alusivas ao Dia da Água seguem durante todo o mês

Por meio do Núcleo de Meio Ambiente, a Companhia de Águas e Esgotos de Roraima (Caerr), desenvolve uma programação durante todo mês, alusiva ao Dia Mundial da Água, celebrado em 22 de março, com palestras de conscientização em escolas estaduais, municipais e particulares. O objetivo é mostrar a importância de usar a água de forma adequada e sem desperdício. Ao todo 13 unidades escolares serão contempladas pela ação.

Conforme a Chefe do Núcleo de Meio Ambiente da Caerr, Airlene Carvalho, durante as palestras são abordadas ações de conscientização para redução do uso desenfreado da água, como escovar os dentes com a torneira fechada, reduzir tempo do banho, reutilizar água da chuva ou da máquina de lavar roupas para lavar calçadas. “Nosso objetivo é conscientizar nosso público alvo: os estudantes, em relação ao uso correto da água, sem desperdício, com exemplos simples do seu cotidiano”, frisou.

Airlene ainda destacou que dentro da execução das palestras está sendo divulgado o “selo amigo da água”, para que os estudantes tomem mais ainda conhecimento da importância do assunto e criem estímulo para tal.

“Explicamos para eles que atitude sustentável é usar com responsabilidade os recursos naturais que são esgotáveis, como, por exemplo, a água. E para incentivar este uso consciente em Roraima, foi sancionada pelo Executivo, a Lei nº 1.229/18, que homenageia com o selo ‘Amigo da Água’, pessoas físicas ou jurídicas que promoverem ações com base no bom uso deste recurso hídrico”, concluiu.

SELO AMIGO DA ÁGUA – O texto da lei deixa claro que o título será concedido anualmente pelo Governo do Estado por meio da Companhia de Águas e Esgotos de Roraima (Caerr), que disponibilizará equipes permanentes para avaliar as ações realizadas pelas empresas e pessoas físicas. A honraria terá a validade de um ano com a possibilidade de renovação.
A principal motivação é saber que a água é um bem livre, mas se não houver cuidado, poderá se esgotar em pouco tempo.

Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.