Vídeos que registraram a presença de uma onça-parda no centro de Boa Vista na manhã desta terça-feira (30) surpreenderam a população. Como o animal não foi localizado, equipes do Corpo de Bombeiros intensificaram as buscas, com o apoio de drones, para devolvê-lo à natureza e garantir a segurança da população.
Além do suporte aéreo, a operação conta com a participação da equipe do canil da corporação, que atua com dois cães de salvamento mais três bombeiros e uma equipe de salvamento terrestre.
Como o felino foi flagrado nas proximidades da Orla Taumanan, as buscas estão concentradas nesta área, às margens do Rio Branco e em ruas perto do local em que o animal foi visto.
Segundo a Tenente Coronel e supervisora do dia, Lúcia Helena, há a possibilidade da onça-parda ter retornado para a mata, mas a corporação mantém os esforços para garantir a segurança da população e a preservação do animal.
“O objetivo é localizar o felino ou identificar vestígios que indiquem seu paradeiro. Então a prioridade é a prevenção, para evitar qualquer ocorrência”, destacou a Tenente.
O Corpo de Bombeiros destacou que qualquer pessoa que avistar o felino deve acionar imediatamente a Central de Ocorrência pelo o número 193. O alerta é para que a população não tente se aproximar ou entrar em contato com o animal, mantendo distância e acionando as autoridades.
“Nossa maior preocupação é que o felino se sinta acuado e reaja de forma agressiva, oferecendo risco às pessoas, dessa forma, contamos com o apoio e cuidado da sociedade”, finalizou Lúcia Helena.