
Mesmo sendo um período tradicionalmente marcado por despesas extras, o início do ano tem registrado um movimento expressivo no mercado imobiliário de Boa Vista. A procura por lotes para investimento e moradia própria segue em alta, impulsionada pelo crescimento populacional e pela expansão da capital.
De acordo com representantes do setor, a demanda por loteamentos tem se mantido forte, superando a redução registrada no primeiro semestre de 2025. Para o empresário e presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil de Roraima (Sinduscon-RR) Clerlânio Holanda, o cenário reflete na demanda dos roraimenses.
“O mercado imobiliário em Boa Vista continua bastante atrativo. Temos um crescimento populacional acima da média nacional e um cenário de pleno emprego, o que faz com que as pessoas busquem sair do aluguel e conquistar a casa própria”, explicou.

Segundo Clerlânio, enquanto o financiamento habitacional exige renda formal comprovada, os loteamentos surgem como uma alternativa mais acessível “Com parcelas a partir de pouco mais de R$ 300, é possível adquirir um terreno e planejar a construção da casa própria a médio prazo, criando um patrimônio com potencial de valorização”, destacou.


Na manhã desta sexta-feira (23), foi realizado o pré-lançamento da nova etapa do loteamento Manaíra, localizado no bairro Conjunto Cidadão, em Boa Vista, reunindo interessados em adquirir terrenos voltados tanto para investimento quanto para a construção da casa própria.
Entre os compradores estava Lucas Silva, de 26 anos, que adquiriu seu primeiro lote com o objetivo de construir a casa própria.
“Ficou perto de onde vou trabalhar, da casa da minha mãe e da escola dos meus filhos. Vou construir minha primeira casa própria. Esse é o primeiro passo para quem está construindo uma família e também será o meu para iniciar 2026”, contou.

O superintendente do Sebrae Roraima, Emerson Baú, destacou que Boa Vista apresenta a cada trimestre uma taxa de crescimento do mercado imobiliário, fortalecendo o empreendedorismo local.
“Estamos aí junto com o Sinduscon numa parceria na pesquisa do mercado imobiliário que a cada trimestre mostra uma taxa de crescimento exponencial, mostrando viabilidade, mostrando que existe uma demanda consolidada. Quando você está num bairro, numa zona onde tem pequenos negócios, é importante o Sebrae já ter um olhar diferenciado para os pequenos negócios que vão se implantar aqui, para que a gente possa, em parceria com os empreendedores, fazer um trabalho de fortalecimento do empreendedorismo local”.

Com 17 anos de atuação no setor, o corretor de imóveis George Barros aponta que o custo do aluguel é um dos principais fatores que motivam a compra de lotes e que a capital apresenta uma forte demanda para pouca oferta. Segundo ele, a expectativa para os próximos meses é positiva.
“O peso do aluguel é o que mais motiva as pessoas para comprarem seus lotes, a investirem em um terreno. Temos uma forte demanda e uma baixa oferta, por incrível que pareça. No setor imobiliário, os lotes são os que mais tem sido procurados para moradias. A gente vê grandes perspectivas positivas para o mercado imobiliário em Boa Vista, que mostra um forte crescimento para o setor”, concluiu.
