
Brigadistas da Defesa Civil do Uiramutã, ao Norte de Roraima, já começaram a reforçar a plantação de mudas frutíferas em áreas externas de escolas estaduais e municipais na sede e em comunidades indígenas. Em menos de dois meses, mais de 100 mudas frutíferas já foram plantadas.
Na semana passada, a ação ambiental ocorreu na escola estadual Joaquin Nabuco. Esta semana, segundo adiantou o coordenador da Defesa Civil do Uiramutã, Julimar Sena, o plantio ocorrerá na escola municipal Antônio Rodrigues, também na sede. O coordenador informou que a ação busca recuperar o meio ambiente e reforçar a merenda escolar com suco de fruta natural, produzido na própria escola.
“O projeto já dura cinco anos e é fruto de uma parceria entre Defesa Civil municipal, brigada estadual Guerreiros das Serras e comunidade. A proposta principal é arborizar as escolas com árvores frutíferas, que reforçarão a merenda escolar com sucos naturais, o que é mais saudável para os nossos alunos”, observou Julimar.
Na manhã desta segunda-feira, dia 12, os brigadistas plantaram mudas frutíferas em uma região perto da comunidade indígena Popó, a aproximadamente três quilômetros da sede do município.
Nesses cinco anos de projeto, os brigadistas do Uiramutã já entregaram e plantaram mais de 4 mil mudas em escolas públicas e comunidades indígenas. Atualmente, 11 brigadistas participam do projeto ambiental no Uiramutã.
O coordenador disse que dentro do projeto, os brigadistas também trabalham com o reflorestamento de áreas degradadas para reforçar as matas ciliares. Todo lixo recolhido durante as ações ambientais – como garrafas Pet’s, sacas de arroz e copos descartáveis – é reutilizado no cultivo das mudas.
Julimar produz as mudas no quintal de sua casa. “É gratificante porque sei que elas logo frutificarão e reforçarão a merenda escolar de nossas crianças. Importante também porque trabalhamos com a preservação do meio ambiente”, ressaltou.