
Os brasileiros conseguiram comprar mais no supermercado em 2023, em relação ao ano anterior, segundo levantamento recente. A avaliação de especialistas é que a economia estava favorável para o aumento do consumo, especialmente para as compras de fim de ano.
Dados
Os dados são da Associação Brasileira de Supermercados (Abras). De acordo com o estudo, o aumento foi de 3,09% de 2022 para 2023. Houve ainda um aumento significativo de 10,73% quando comparado dezembro de 2022 e dezembro de 2023.
Ou seja, a população conseguiu efetuar mais compras no final do ano em relação ao mesmo período anterior. A explicação para esse aumento é a diminuição da inflação no preço dos alimentos, além do aumento de pessoas empregadas e programas sociais.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A perspectiva é que, se a projeção permanecer a mesma, ocorra um novo crescimento de cerca de 2,5% em 2024. Além disso, outros motivos também deverão auxiliar no possível crescimento como o reajuste do salário mínimo e o pagamento do abono salarial PIS/PASEP.
“O cenário sinaliza um crescimento gradual ao longo do ano acompanhando as sazonalidades”, explica o vice-presidente da Abras, Marcio Milan. “O comportamento das principais safras, os fatores climáticos como o excesso de chuva, secas e ondas de calor e a demanda internacional de alimentos”, completa.