A brasileira Vanessa Magalhães contou os momentos de terror que passou a ultrapassar a fronteira da Venezuela com o Brasil durante o conflito que ocorre no local. Ela atravessou para o país vizinho em busca de tratamento médico com um grupo de pessoas.
“No momento a cidade estava tranquila, na quinta-feira passamos o dia sem energia e não conseguimos nos comunicar com a nossa família, foi quando soubemos que a fronteira iria ser fechada, só que minha amiga tinha feito o procedimento médico dela havia apenas 24 horas, era muito arriscado” relatou.
Vanessa Magalhães conta que teve o início da chegada da Guarda Nacional Venezuelana que começou a fechar as ruas. “A partir daí começou os confrontos, sentimos medo de ser sequestradas e por isso decidimos no domingo que iriamos atravessar a fronteira. Tentamos de todas as formas falar com o governo em busca de ajuda para sair dali, mas não tivemos apoio” contou.
No domingo, o grupo tentou atravessa a fronteira e foram impedidos. Foi quando bateu o desespero,
então tivemos q regressar para Santa Elena, no meio do caminho, avistamos uma comunidade indígena chamada San Antonio e decidimos entrar e conversar com eles para saber se eles podiam nos ajudar a atravessar por dentro das cerras, e foi assim que conseguimos passar com ajuda dos índios” contou.