O Brasil investiga 209 casos suspeitos de intoxicação por metanol após o consumo de bebidas alcoólicas, segundo dados divulgados neste domingo (5) pelo Ministério da Saúde. As informações são consolidadas pelo Centro de Informações Estratégicas e Resposta em Vigilância em Saúde Nacional (CIEVS), a partir de registros enviados pelos estados.
Até o momento, 16 casos foram confirmados em todo o país — 14 em São Paulo e 2 no Paraná. O estado de São Paulo concentra a maior parte das notificações, com 178 casos em investigação e as duas mortes confirmadas até agora.
No total, 13 estados registraram casos suspeitos: Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pernambuco, Paraná, Rondônia, São Paulo, Piauí, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Paraíba e Ceará.
Os estados da Bahia e do Espírito Santo tiveram casos descartados, enquanto o Ceará notificou o primeiro caso suspeito recentemente. O estado de Roraima segue sem registros.
Mortes em investigação
O país contabiliza até agora 15 mortes associadas à suspeita de intoxicação por metanol. Dessas, duas foram confirmadas em São Paulo e 13 seguem em investigação:
7 em São Paulo,
3 em Pernambuco,
1 em Mato Grosso do Sul,
1 na Paraíba,
1 no Ceará.
O Ministério da Saúde informou que os dados refletem a situação até as 16h deste domingo (5) e podem ser atualizados conforme novas notificações dos estados.