O Parque Ecológico Bosque dos Papagaios, localizado no bairro Paraviana, reabriu os portões para o público nesta sexta-feira, 5, após conclusão da reforma. Com uma programação especial, em alusão ao Dia da Amazônia, o local recebeu a visita de alunos da Rede Municipal de Ensino e de Projetos Sociais da Prefeitura de Boa Vista.
O espaço ganhou melhorias na estrutura, como reforma da trilha pavimentada, novo recinto para os veados, construção de uma piscina para anta com estação de tratamento, reforma do mantenedor de animais silvestres, dentre outras. De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Sandro Barbot, os visitantes podem desfrutar de momentos em contato com a natureza em um ambiente ainda mais acolhedor.
“Fizemos adequações para melhorar ainda mais a qualidade de vida e bem-estar dos animais, além da população que visita o bosque, diariamente. O parque ecológico conta ainda com poço artesiano e hidrantes espalhados pelo local. Hoje, estamos reabrindo os portões com uma programação especial, onde os visitantes participam de momentos de plantio de mudas de árvores e oficinas”, disse.
Reconhecido como um dos principais pontos turísticos da cidade que abriga uma rica biodiversidade, o bosque conta com mais de 600 espécies de árvores, além de animais silvestres que vivem nos mantenedores e em vida livre no interior. Maria José, 78 anos, integrante do projeto Cabelos de Prata, visitou o local após alguns anos e ficou surpresa com a estrutura.
“Tem alguns anos que eu não visitava o Bosque dos Papagaios e hoje pude relembrar como este local é extremamente encantador. É um espaço acolhedor e lindo para a gente ter contato direto com a natureza e com os animais que moram aqui. Sem contar que a estrutura ficou ainda mais ampla e mais acessível para todas as idades desfrutarem por completo do ambiente”, destacou.
Funcionamento do bosque
Aberto de terça-feira a domingo, exceto feriados, pontos facultativos e às segundas-feiras, o funcionamento do bosque é das 8h às 18h durante a semana. Aos fins de semana, das 8h às 12h e das 14h às 18h. Vale ressaltar que não é permitido alimentar os animais, entrar com animais domésticos e bebida alcoólica, além de consumir alimentos nas trilhas, fumar e descartar resíduos de forma irregular.