Cotidiano

Bombeiros fazem simulação de resgate em acidente com várias vítimas

O local foi interditado para o treinamento prático. Populares que passavam no momento da simulação se assustaram com o suposto acidente

As pessoas que trafegaram nas proximidades da avenida Ene Garcez, na noite desta sexta-feira (25) ficaram assustadas com grande movimentação de ambulâncias na região. Mas nenhum acidente foi registrado. Tudo se tratava de uma simulação de resgate de acidente de trânsito com múltiplas vítimas, realizado pelo Corpo de Bombeiros.

O trabalho foi realizado por meio de atuação conjunta dos órgãos de segurança pública com a participação e apoio dos profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), com as equipes de regulação médica e enfermeiros no atendimento as vítimas de um acidente automobilístico, supostamente decorrente de uma colisão envolvendo um ônibus e três carros, que resultou num total de 40 pessoas feridas no local do sinistro.

Segundo a assessoria da CMBR, ao todo, participaram da simulação sete instituições parceiras da corporação, cada qual com sua atribuição específica, sendo que algumas atuaram diretamente no acidente e outras diretamente na organização do evento. A Polícia Militar, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran), a Secretaria Municipal de Trânsito (SMTran) e a Guarda Civil Municipal foram responsáveis por controlar o trânsito no local.

Além do treinamento, a ação chamou a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos em decorrência de acidentes de trânsito. A ação teve como objetivo a unificação das metodologias de atendimento a incidentes, bem como o aprimoramento e a prática dos operadores da segurança pública em ocorrências de grande porte, visando à harmonia entre os órgãos públicos municipais, estaduais, federais e a agilidade no suporte a incidente dessa natureza que possam ocorrer na Capital e no Interior de Roraima.

A prática foi desenvolvida em um dos lados da Avenida Ene Garcez, no Centro da cidade, com um exercício prático e operacional coordenado pelo CBMRR, com a execução das atividades desenvolvidas pelos bombeiros militares de serviço do dia, permitindo aos mesmos atuarem no socorro e manterem um nível elevado de conhecimentos e habilidades, bem como a padronização dos atendimentos nas áreas de resgate e salvamento.

Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.