Nesta segunda-feira, 12, comemora-se no país o Dia dos Namorados. A data é normalmente celebrada entre os casais com trocas de presentes e eventos especiais, o que ajuda na movimentação do comércio.
Em pesquisa com a população, a reportagem Folha observou que os casais de namorados em Boa Vista têm optado por celebrar a data de uma forma diferente. Em vez da tradicional troca de presentes, os casais têm se preocupado mais em passar um tempo de qualidade a sós, fazendo algo que se gosta, como assistir um filme ou usufruir de um jantar especial preparado em casa.
“Por conta de outras despesas, estou preparando algo surpresa em casa mesmo”, disse uma funcionária pública, que preferiu anonimato. “Mas não vai deixar de ser especial”, completou.
“Como a gente mora juntos e só anda junto o tempo todo, é meio complicada a logística”, disse. “Vou enganar ela (e) e preparar um jantar romântico em casa, com decoração, luz de velas, essas coisas”, afirmou.
PLANEJAMENTO – Para aqueles que pensaram na troca de presentes, a maioria decidiu se planejar e fazer a compra antecipada, em muitos dos casos, pela internet. Outra opção bastante citada entre os entrevistados foi dar dicas ao seu companheiro. Uma estudante, por exemplo, disse ao namorado o que preferia ganhar: itens de maquiagem. Uma entrevistada revelou que o marido pediu um relógio de presente. Além disto, tem também aqueles que preferem utilizar a data para dar um produto necessário, como um celular novo.
Outro entrevistado comentou que aproveitou uma viagem a outro estado e trouxe um presente antecipado, mas ressaltou que o produto não deve ser o motivo principal da celebração. “No dia, o foco não é a troca material, mas estar junto. Daí só antecipei o presente, mas a parte especial ainda vai rolar, que é passar um tempo especial juntos”, disse.
A Folha manteve as informações passadas pelos entrevistados anônimas a pedido dos próprios, para não estragar a surpresa aos seus respectivos companheiros.
DADOS NACIONAIS – Uma pesquisa da empresa Boa Vista SCPC diz que a maioria dos consumidores no país, cerca de 60%, irá comprar presentes, um aumento de 4% comparado ao ano passado. Dentre eles, cerca de 40% levará em conta o desejo da pessoa amada na hora da escolha.
Em primeiro lugar, com 34%, está a opção de compras por roupas e acessórios, o que representa um crescimento em comparação ao ano anterior. Em segundo lugar, os casais vão optar por um jantar romântico, ida a shows e cinema e, em seguida, itens de perfumaria.
As compras serão concentradas nas lojas de shopping e depois, nas lojas de rua. O fator determinante para a escolha, segundo a pesquisa, é a qualidade do atendimento, seguido da opção de parcelamento.
A maioria dos pagamentos, de cerca de 60% dos consumidores, será à vista, sendo o cartão de débito o principal meio de pagamento e o dinheiro em segundo lugar. Para aqueles que vão comprar o presente e pagar de forma parcelada, a maioria usará o cartão de crédito e, em seguida, o carnê.
Os casais optaram por não comprar presentes informaram que o motivo maior é por conta de dívida, seguido da falta de emprego. Na terceira posição, estão aqueles que não costumam comprar presentes na data.
Quanto ao presente ideal, os participantes da pesquisa informaram que gostariam de ganhar uma viagem romântica, se pudessem escolher. Celulares e smartphones ocupam a segunda posição, passando de 1% para 15%. Roupas e acessórios também registraram crescimento na comparação ao ano passado, de 2% para 12%, respectivamente. (P.C)
Lojas aproveitam a data para atrair consumidores com sorteios
Para atrair clientes e vender mais no dia 12 de junho, os empresários estão usando um novo mecanismo: fazendo sorteios e oferecendo descontos pelas redes sociais. As promoções podem, além de aumentar as vendas, impulsionar a popularidade da marca na internet.
A proprietária de uma loja de roupas, Samylla Carvalho, tem dois objetivos ao realizar os sorteios. “Nós queremos atrair um público-alvo para o dia dos namorados e também divulgar o nosso nome. A gente tenta de todas as formas estreitar a relação entre a loja e o cliente”, explicou.
Sobre o retorno que essas promoções dão, ela ressalta que a clientela aumenta. “O público gosta desse tipo de ação. Todo mundo sempre quer ganhar bons prêmios sem muito esforço”, disse.
AUTORIZAÇÃO – Para que esses sorteios sejam realizados, é necessária uma autorização do Ministério da Fazenda. É proibido realizar sorteios sem essa autorização, a menos que todos os envolvidos ganhem prêmios, como em promoções “compre um computador e ganhe um pendrive”.
Nesses casos, o participante não depende da sorte ou do julgamento de terceiros para ganhar o brinde. Se esse não for o caso, o registro desses sorteios deve ser feito na Caixa Econômica Federal ou na Secretaria de Acompanhamento Econômico, por meio do Ministério da Fazenda.
A Caixa Econômica Federal explicou em nota, que todas as campanhas que tenham por objetivo a distribuição gratuita de prêmios a título de propaganda, quando não envolver instituições financeiras, devem ter autorização prévia da instituição para realização. “Os sorteios via redes sociais – cuja mecânica prevê que o participante ‘siga determinado perfil’, ‘marque amigos em fotos’, ‘compartilhe em sua timeline’, ‘coloque hashtag’, ‘compre produtos ou serviços’ – possuem natureza de propaganda, assim, todas essas campanhas, antes do início de realização, devem buscar junto à CEF a referida autorização”, informou.
O procedimento é simples: a empresa deve comunicar aos órgãos, preencher um formulário e pagar uma taxa, que pode chegar a R$ 70 mil. Essas medidas foram adotadas para diminuir o número de fraudes nas redes sociais. (F.M)