MIGRAÇÃO

Boa Vista registrou menos migrantes desabrigados em abril

Pacaraima registrou decréscimo de 5% no número de venezuelanos fora dos abrigos da Operação Acolhida em relação a março

Boa Vista registrou menos migrantes desabrigados em abril Boa Vista registrou menos migrantes desabrigados em abril Boa Vista registrou menos migrantes desabrigados em abril Boa Vista registrou menos migrantes desabrigados em abril
Venezuelanos são a maioria dos atendidos em UBS de Pacaraima (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)
Venezuelanos são a maioria dos atendidos em UBS de Pacaraima (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)

A Organização Internacional para as Migrações (OIM) divulgou os relatórios mensais de abril de 2024 sobre a migração venezuelana no Brasil. Em relação a março, Boa Vista, capital de Roraima, registrou queda de 2% no número de estrangeiros fora dos abrigos da Operação Acolhida, os quais fogem do País governado pelo ditador Nicolás Maduro. A pesquisa foi feita e 23 a 26 de abril.

No mês passado, existiam 2.111 migrantes e refugiados desabrigados, sendo 784 que pernoitaram no alojamento PRA (Posto de Recepção e Apoio) – local que teve a maior queda, de 9% -, 718 moradores de locais públicos, 365 que ocupavam espaços particulares e 244 que viviam na rua – a ampla maioria próxima da rodoviária da cidade. Nos últimos 12 meses, o maior número de migrantes desabrigados foi registrado em setembro de 2023: 3.201.

Nas ocupações, 1% das pessoas estavam sem documentação migratória e 11% disseram estar interessadas em seguir para outros estados, enquanto no PRA, 2% estavam sem documentação e 83% desejavam trocar Roraima por outro Estado. Não há dados sobre os moradores de rua.

Pacaraima

Em abril, Pacaraima, a porta de entrada terrestre do Brasil, tinha 1.791 pessoas fora dos abrigos – 5% a menos que no mês anterior. Mil quinhentos e vinte e seis estavam em espaços públicos, 129 em locais privados, 128 no PRA da cidade e apenas oito na rua. A exemplo de Boa Vista, o município fronteiriço registrou o maior número de migrantes em setembro de passado: 2.585.

Nas ocupações, 3% estavam sem documentação migratória e 5% diziam estar interessados na interiorização. No PRA, 18% estavam sem esses documentos e 39% queriam deixar o Estado. Não há dados sobre quem vivia na rua.

Interiorização

Abril terminou com 1.387 migrantes e refugiados beneficiados pelo programa de interiorização de Roraima para o restante do Brasil, uma queda de quase 46% em relação ao mês anterior. De janeiro a abril de 2024, já foram 9.479. Desde 2018, quando iniciou o projeto federal, o País registrou 132.180 beneficiários enviados para 1.035 municípios brasileiros – sendo Curitiba (8.131), Manaus (5.578) e São Paulo (5.550) os que mais receberam venezuelanos.

568 mil venezuelanos no Brasil desde 2017

O relatório de entradas e saídas de abril ainda não foi divulgado pela OIM. Mas o último levantamento, publicado em março, apontava a entrada de 17.066 no Brasil (10% a mais que em fevereiro), diante de 7.132 saídas (acréscimo de 27%) naquele mês. Desde 2017, o Brasil registrou quase 1,1 milhão de entradas, e estima-se que 568 mil migrantes tenham permanecido no País.

Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.