
Representantes do município de Boa vista, receberam um troféu, de reconhecimento da Associação Brasileira de Instituições de Previdência Estaduais e Municipais, no 13º Congresso Brasileiro de Conselheiros de RPPS. A premiação evidenciou o trabalho desenvolvido pelo Regime de Previdência Social dos Servidores Públicos do Município (Pressem).
O evento reuniu conselheiros, gestores e especialistas de todo o país para debater temas como governança, sustentabilidade dos regimes previdenciários, atuária, concessão de benefícios e controle social. Boa Vista foi citada como referência nacional no Pró-Gestão RPPS – Nível I, certificação que atesta boas práticas de administração previdenciária. O município também já conquistou a certificação em 2021.
Para o diretor-presidente do Pressem, Paulo Roberto Bragato, o reconhecimento vai além de um prêmio institucional.
“Esse troféu representa o esforço contínuo de toda a equipe do Pressem, do Conselho Municipal de Previdência e do apoio da gestão municipal. Manter a certificação do Pró-Gestão exige disciplina, planejamento, transparência e compromisso permanente com a boa governança”, afirmou.


Município se prepara para avançar Nível 2
Bragato destacou ainda que o próximo objetivo é avançar para o Nível 2 do Pró-Gestão RPPS, evoluindo continuamente.
“Desde a primeira certificação, buscamos aprimorar processos, ampliar controles, fortalecer a transparência e diversificar os investimentos. Agora, nosso próximo desafio é alcançar o Nível 2, elevando ainda mais a qualidade da gestão previdenciária e garantindo segurança futura para os servidores”, destacou.
A participação no congresso também foi apontada como estratégica para a capacitação dos conselheiros. Segundo o diretor-presidente, os encontros nacionais permitem a troca de experiências e a atualização técnica, o que impacta diretamente na eficiência da gestão previdenciária.
O secretário municipal de Administração e Gestão de Pessoas e presidente do Conselho Municipal de Previdência (CMP), Márcio Vinícius, ressaltou que o reconhecimento confirma que Boa Vista segue no caminho certo.
“Quando se comprova transparência, eficiência e controle, os níveis de certificação avançam. Isso amplia as possibilidades de investimento, aumenta a segurança do fundo e demonstra, para o país inteiro, que o regime previdenciário do município é sólido e confiável”, explicou.

Márcio ressaltou ainda que o município já trabalha para atender às exigências do Nível 2 “Estamos nos preparando para atender novas condicionantes, fortalecendo ainda mais a governança e a gestão do fundo. É um reconhecimento nacional e também do Ministério da Previdência de que tudo está sendo feito com responsabilidade”, pontuou.
A conselheira do CMP e servidora aposentada, Sônia Barcelar, destacou o impacto positivo do reconhecimento “Foi uma capacitação importante e um momento de muito orgulho. O Pressem foi citado pela excelente gestão. Isso mostra que o trabalho realizado tem credibilidade e gera confiança”, declarou.
Além do reconhecimento nacional, o município mantém uma agenda contínua de transparência. Em novembro deste ano, o Pressem promoveu audiência pública para apresentação do Relatório de Governança 2025, uma das exigências do Pró-Gestão RPPS, com informações sobre a administração e a situação do fundo previdenciário.
