Tomada USB em ônibus de Curitiba em 2016
Tomada USB em ônibus de Curitiba em 2016 (Foto: Luiz Costa/SMCS)

A Câmara Municipal de Boa Vista aprovou nesta terça-feira (16) o Projeto de Lei do vereador Júlio Medeiros (MDB) que obriga a instalação de pontos de energia elétrica nos ônibus do transporte coletivo da capital. A proposta do primeiro-vice-presidente da Casa segue para análise da Prefeitura.

O texto determina que os veículos passem a oferecer tomadas ou portas USB para recarga gratuita de celulares, tablets e outros dispositivos móveis. Além disso, a medida não poderá gerar aumento na tarifa nem no subsídio do transporte público.

O plenário da Câmara Municipal de Boa Vista - 16.12.2025 (Foto: Reynesson Damasceno/CMBV)
Da esq. à dir., os vereadores Thiago Saraiva, Júlio Medeiros, Genilson Costa (presidente), Inspetor Daniel Mangabeira e Adnan Lima na mesa diretora da Câmara Municipal de Boa Vista – 16.12.2025 (Foto: Reynesson Damasceno/CMBV)

Conforme o projeto, a implantação poderá ocorrer gradualmente, respeitando a segurança financeira da concessionária, o que se aplica à Viação Boa Vista. O prazo e os detalhes da execução ficarão a cargo da regulamentação do Poder Executivo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



Na justificativa, o vereador afirma que a proposta atende uma necessidade cotidiana dos usuários. Segundo ele, o acesso à energia durante os deslocamentos garante comunicação, uso de aplicativos de transporte e mais comodidade à população.

“A possibilidade de recarregar celulares, tablets e notebooks, por exemplo, atenderiam demandas que por vezes podem ser fundamentais não só ao usuário, mas também ao coletivo, uma vez que permite a utilização de aplicativos que indicam as condições do trânsito, itinerários, chegadas e partidas de ônibus, bem como a resolução de pendências profissionais e/ou pessoais”, exemplificou na justificativa do texto.