Boa Vista, capital de Roraima. Foto: Nilzete Franco/FolhaBV
Boa Vista, capital de Roraima. Foto: Nilzete Franco/FolhaBV

Boa Vista está entre as dez capitais mais seguras do Brasil, segundo o Ranking Geral do Brasil divulgado pelo portal MySide, que avalia as cidades com menores taxas de assassinatos por 100 mil habitantes. Com índice de 23 mortes por 100 mil pessoas, a capital roraimense aparece na 10ª posição do levantamento referente a 2024.

O estudo considera dados oficiais de criminalidade e compara o desempenho das capitais brasileiras em segurança pública. De acordo com o portal, “as cidades que figuram nas primeiras posições se destacam pela combinação de políticas públicas eficazes, investimentos em segurança e participação comunitária”.

No topo da lista está Florianópolis (SC), com 10,7 assassinatos por 100 mil habitantes, seguida de Brasília (DF) e São Paulo (SP). Entre as cidades da Região Norte, Palmas (TO) aparece como a mais segura, com 22,3, e Rio Branco (AC) vem logo em seguida, com 22,9.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



Ranking Geral do Brasil divulgado pelo portal MySide, que busca oferecer transparência para quem pretende comprar ou alugar um imóvel.

Com desempenho acima da média regional, Boa Vista se destaca frente a capitais como Belém (PA), que registrou 29,1, e Manaus (AM), com 39,9. As cidades com piores índices de segurança, segundo o levantamento, são Salvador (BA), Recife (PE) e Macapá (AP), todas com taxas acima de 50 homicídios por 100 mil habitantes.

Ações integradas combatem a violência

Para o MySide, os resultados reforçam a importância de “ações integradas entre governos, forças policiais e sociedade civil no combate à violência urbana e na promoção de ambientes mais seguros para viver”. Em Boa Vista, o prefeito Arthur Henrique afirmou que a atuação da Guarda Civil Municipal (GCM), a ampliação da iluminação pública em LED e programas voltados a jovens compõem as medidas adotadas pela gestão.

O sistema é utilizado para acompanhar ocorrências, apoiar investigações e registrar movimentações em tempo real. Foto: Jonathas Oliveira/PMBV

“Segurança é uma política pública intersetorial. Temos a Guarda Civil Municipal, aliada ao investimento em infraestrutura. Boa Vista foi a segunda capital com 100% de iluminação LED. Também fortalecemos a Agência de Empreendedorismo e projetos sociais para atrair jovens e afastá-los do crime”, disse.

A cidade possui uma Central de Comunicação e Monitoramento com 90 câmeras instaladas em áreas consideradas estratégicas. O sistema é utilizado para acompanhar ocorrências, apoiar investigações e registrar movimentações em tempo real.

Além disso, a GCM utiliza câmeras corporais em abordagens e patrulhamentos; parte das escolas municipais também recebeu o equipamento. Atualmente, o efetivo tem 456 agentes distribuídos em grupamentos como GTAM, Ronda Escolar, Ronda Comercial, Proteção Ambiental, ROMU e Patrulha Maria da Penha.