
Boa Vista está entre as dez capitais mais seguras do Brasil, segundo o Ranking Geral do Brasil divulgado pelo portal MySide, que avalia as cidades com menores taxas de assassinatos por 100 mil habitantes. Com índice de 23 mortes por 100 mil pessoas, a capital roraimense aparece na 10ª posição do levantamento referente a 2024.
O estudo considera dados oficiais de criminalidade e compara o desempenho das capitais brasileiras em segurança pública. De acordo com o portal, “as cidades que figuram nas primeiras posições se destacam pela combinação de políticas públicas eficazes, investimentos em segurança e participação comunitária”.
No topo da lista está Florianópolis (SC), com 10,7 assassinatos por 100 mil habitantes, seguida de Brasília (DF) e São Paulo (SP). Entre as cidades da Região Norte, Palmas (TO) aparece como a mais segura, com 22,3, e Rio Branco (AC) vem logo em seguida, com 22,9.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Com desempenho acima da média regional, Boa Vista se destaca frente a capitais como Belém (PA), que registrou 29,1, e Manaus (AM), com 39,9. As cidades com piores índices de segurança, segundo o levantamento, são Salvador (BA), Recife (PE) e Macapá (AP), todas com taxas acima de 50 homicídios por 100 mil habitantes.
Ações integradas combatem a violência
Para o MySide, os resultados reforçam a importância de “ações integradas entre governos, forças policiais e sociedade civil no combate à violência urbana e na promoção de ambientes mais seguros para viver”. Em Boa Vista, o prefeito Arthur Henrique afirmou que a atuação da Guarda Civil Municipal (GCM), a ampliação da iluminação pública em LED e programas voltados a jovens compõem as medidas adotadas pela gestão.

“Segurança é uma política pública intersetorial. Temos a Guarda Civil Municipal, aliada ao investimento em infraestrutura. Boa Vista foi a segunda capital com 100% de iluminação LED. Também fortalecemos a Agência de Empreendedorismo e projetos sociais para atrair jovens e afastá-los do crime”, disse.
A cidade possui uma Central de Comunicação e Monitoramento com 90 câmeras instaladas em áreas consideradas estratégicas. O sistema é utilizado para acompanhar ocorrências, apoiar investigações e registrar movimentações em tempo real.
Além disso, a GCM utiliza câmeras corporais em abordagens e patrulhamentos; parte das escolas municipais também recebeu o equipamento. Atualmente, o efetivo tem 456 agentes distribuídos em grupamentos como GTAM, Ronda Escolar, Ronda Comercial, Proteção Ambiental, ROMU e Patrulha Maria da Penha.