
Para sensibilizar a população sobre as queimadas, a Femarh (Fundação Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos), realizou nesta sexta-feira (05), uma blitz educativa em prevenção às queimadas. A iniciativa faz parte da operação Verão sem Fogo, que busca reduzir os focos que atingem áreas de lavrado, florestas e regiões sensíveis, como a Terra Indígena Yanomami.
A ação ocorreu das 8h30 às 10h30 no posto da Polícia Rodoviária Federal (PRF), na BR-174. Foram entregues cartilhas educativas e mudas de plantas a motoristas e pedestres, reforçando a importância de práticas responsáveis para evitar incêndios florestais.
O presidente da Femarh, Wagner Severo, informou que o objetivo da ação é informar a sociedade sobre os riscos e prejuízos do uso inadequado do fogo, conscientizar sobre a legislação ambiental e prevenção à ocorrência de incêndios florestais e ilícitos ambientais.
“A Femarh e instituições parceiras como o Corpo Bombeiros e o PrevFogo do Ibama, consideram a prevenção um pilar essencial no combate aos incêndios florestais. A importância dessa ação é avaliada pelo fato de que a prevenção minimiza danos sociais e econômicos como a destruição de pastagens em propriedades rurais, perdas de biodiversidade e os altos custos de combate a incêndios”, explicou.


Esclareceu ainda, que os incêndios florestais em Roraima ocorrem devido a uma combinação de fatores climáticos e, principalmente, da ação do homem ao uso ilegal ou inadequado do fogo na agropecuária trazendo diversos prejuízos.
“Muitos produtores ainda utilizam o fogo para limpeza de áreas, renovação de pastagens ou preparo de roçados, muitas vezes sem a devida autorização e manejo adequado, permitindo que o fogo se alastre de forma descontrolada causando danos e prejuízos irreversíveis”, ressaltou o presidente.
Segundo Wagner, a queima de lixo doméstico em áreas urbanas, residência, terrenos baldios, lixo acumulado, entulho e restos de poda em quintais é uma prática comum, mas perigosa “O fogo pode escapar facilmente, especialmente com ventos fortes, atingindo lotes vizinhos ou a vegetação próxima”.
Focos de Incêndios Registrados
Mesmo sob a influência do fenômeno La Niña, evento climático que favorece as chuvas no Estado, o número de focos de incêndios florestais registrados em novembro ficou acima da média histórica.
Foram registrados 180 focos, enquanto a média mensal é de 167. Apesar disso, houve uma redução de 12,6% em relação ao mesmo período do ano passado.