Cotidiano

Bibliotecas Rurais levam conhecimentos às comunidades de Roraima

O programa de bibliotecas rurais, foi criado no sentido de promover e incentivar o acesso à leitura e aos livros

O Programa de Bibliotecas Rurais Arca das Letras é uma iniciativa da Secretaria de Reordenamento Agrário, do Ministério do Desenvolvimento Agrário(SRA/MDA), que foi criado em 2003 com o objetivo de distribuir acervos em assentamentos da reforma agrária e de beneficiários do Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF) e em comunidades ribeirinhas, extrativistas, quilombolas, indígenas e de pescadores. O programa influência o resgate cultural e histórico das populações locais.

Cada acervo conta com aproximadamente 200 exemplares que abordam temas técnicos, didáticos e literários. Além da leitura, incentiva o convívio e as manifestações culturais nas comunidades.O programa já contemplou cerca de 2,3 mil municípios e mais de um milhão de famílias.

De acordo com o perfil cultural de cada comunidade, os livros são selecionados e, em seguida, são formados os acervos. A biblioteca é organizada em móveis-estante de madeira fabricado em marcenarias de projetos sociais ou de penitenciarias estaduais.

Segundo o Engenheiro Agrônomo do MDA, Marcio Granjeiro, o programa de bibliotecas rurais, foi criado no sentido de promover e incentivar o acesso à leitura e aos livros, nas comunidades que são alvo das políticas públicas do ministério.

Aqui em Roraima já existem algumas bibliotecas rurais nas comunidades indígenas, na serra grande, no município de Rorainopolis e PA Nova Amazônia. “Além desses locais nós temos uma arca extra que funciona na maternidade de Boa Vista, que é uma das arcas mais usada do país”, ressaltou Granjeiro.

A comunidade interessada numa arca se reúne e discute o assunto, é preenchido um formulário e feita uma análise de viabilidade pelo ministério. Aprovado os critérios pré-estabelecidos, a biblioteca é implantada na localidade. “É treinada uma pessoa que passa a ser um agente de leitura, que ficará responsável por cuidar do acervo e pelo empréstimo dos livros”, frisou o Engenheiro.

A Arca das Letras, como resultado de uma rede de parcerias e da gestão comunitária das bibliotecas, vem promovendo a educação, a cultura, o trabalho e o entretenimento entre as populações do campo, contribuindo para o desenvolvimento humano no mundo rural.

As informações para adquirir uma arca também podem ser encontradas no site do MDA: http://www.mda.gov.br/