Cotidiano

Bibliotecas Rurais levam conhecimentos às comunidades de Roraima

O programa de bibliotecas rurais, foi criado no sentido de promover e incentivar o acesso à leitura e aos livros

Bibliotecas Rurais levam conhecimentos às comunidades de Roraima Bibliotecas Rurais levam conhecimentos às comunidades de Roraima Bibliotecas Rurais levam conhecimentos às comunidades de Roraima Bibliotecas Rurais levam conhecimentos às comunidades de Roraima

O Programa de Bibliotecas Rurais Arca das Letras é uma iniciativa da Secretaria de Reordenamento Agrário, do Ministério do Desenvolvimento Agrário(SRA/MDA), que foi criado em 2003 com o objetivo de distribuir acervos em assentamentos da reforma agrária e de beneficiários do Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF) e em comunidades ribeirinhas, extrativistas, quilombolas, indígenas e de pescadores. O programa influência o resgate cultural e histórico das populações locais.

Cada acervo conta com aproximadamente 200 exemplares que abordam temas técnicos, didáticos e literários. Além da leitura, incentiva o convívio e as manifestações culturais nas comunidades.O programa já contemplou cerca de 2,3 mil municípios e mais de um milhão de famílias.

De acordo com o perfil cultural de cada comunidade, os livros são selecionados e, em seguida, são formados os acervos. A biblioteca é organizada em móveis-estante de madeira fabricado em marcenarias de projetos sociais ou de penitenciarias estaduais.

Segundo o Engenheiro Agrônomo do MDA, Marcio Granjeiro, o programa de bibliotecas rurais, foi criado no sentido de promover e incentivar o acesso à leitura e aos livros, nas comunidades que são alvo das políticas públicas do ministério.

Aqui em Roraima já existem algumas bibliotecas rurais nas comunidades indígenas, na serra grande, no município de Rorainopolis e PA Nova Amazônia. “Além desses locais nós temos uma arca extra que funciona na maternidade de Boa Vista, que é uma das arcas mais usada do país”, ressaltou Granjeiro.

A comunidade interessada numa arca se reúne e discute o assunto, é preenchido um formulário e feita uma análise de viabilidade pelo ministério. Aprovado os critérios pré-estabelecidos, a biblioteca é implantada na localidade. “É treinada uma pessoa que passa a ser um agente de leitura, que ficará responsável por cuidar do acervo e pelo empréstimo dos livros”, frisou o Engenheiro.

A Arca das Letras, como resultado de uma rede de parcerias e da gestão comunitária das bibliotecas, vem promovendo a educação, a cultura, o trabalho e o entretenimento entre as populações do campo, contribuindo para o desenvolvimento humano no mundo rural.

As informações para adquirir uma arca também podem ser encontradas no site do MDA: http://www.mda.gov.br/

Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.