Cotidiano

Banco da Amazônia deve fechar o ano com R$200 mi aplicados em RR

O valor contempla linhas de crédito como FNO e Pronampe

Cerca de R$200 milhões deve ser investido este ano em linhas de crédito oferecidas pelo Banco da Amazônia S.A em Roraima. A informação foi repassada pelo diretor comercial da instituição, Francimar Maciel, em entrevista exclusiva à FolhaBV, durante visita ao estado.

Maciel informou que a instituição tem automatizado os serviços, visando a ampliação dos atendimentos ao setor produtivo e empresarial.

“O banco hoje responde por 65% de todo crédito e fomento que tem sido feito aqui na Amazônia, e no estado de Roraima não é diferente, nós temos ainda muitas oportunidades pra avançar, a gente espera no ano aplicar em torno de 200 milhões de reais em todas as cadeias produtivas”, informou.

Francimar Maciel citou as principais linhas de crédito oferecidas pela instituição financeira.

“O Fundo Constitucional de Financiamento do Norte [FNO] é a principal fonte de recursos financeiros estáveis para o crédito de fomento da Região Norte que tem menor taxa de financiamento no mercado. O agricultor familiar tem taxas de juros 0.5 a 4% ao ano. O produtor rural, mini, pequeno, médio e grande produtor têm taxa de 4.13 a 4.7% ao ano, e as empresas tem taxas que varia de 5 a 5,5%”, explicou.

PANDEMIA – De acordo com o diretor comercial, com o impacto da pandemia nos comerciantes, com os profissionais liberais, o banco flexibilizou o pagamento de dívidas.

“Em março nós abrimos a opção para esses empreendedores prorrogarem suas dívidas, abrimos um prorrogação automática para as linhas do FNO e uma plataforma que o devedor entra lá e pede a prorrogação da parcela para janeiro”, contou.

“Também lançamos a linha do FNO emergencial, com custo muito baixo. E por último fizemos junto com o Governo Federal a ação da linha do Pronampe pra micro e pequenas empresas com taxa de 1.25 ao ano, mais Selic”, finalizou.